PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Rio da Área Continental, em Santos, é desobstruído após remoção de árvores

Da Redação

Foi concluída nesta quinta-feira (21), após uma semana de trabalhos, uma operação que desobstruiu o Rio Iriri Macuco, na Área Continental de Santos. Árvores, pesando no total cerca de 30 toneladas, que foram derrubadas pelos fortes ventos, foram retiradas por equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).

A obstrução causou o açoreamento do leito do rio e foi causada pela queda de duas árvores e um bambuzal, há cerca de oito dias. Os trabalhos para remoção foram iniciados imediatamente, com a ação de dez funcionários, duas retroescavadeiras e um caminhão da Prefeitura Regional da Área Continental.

De acordo com o Donisete Rodrigues de Souza, chefe do Setor de Obras da Regional, qualquer demora na liberação poderia causar problemas para os moradores, no caso de ocorrência de chuvas fortes na região ou mesmo na cabeceira do Iriri Macuco, que nasce na Serra do Mar, aumentando o volume de água.

São cerca de 50 casas construídas de 20m a 40m de distância do rio. Já na área central de Caruara moram cerca de cinco mil pessoas. Segundo ele, em situações de grandes volumes de chuvas, o rio extravasa e a água pode inclusive alcançar a região central.

Diariamente é realizado o trabalho de roçada e limpeza de valas e valões em Caruara. No Rio Iriri Macuco, os serviços são realizados a cada quatro meses e sempre que houver necessidade. “Quanto mais limpo estiver o rio, melhor, já que a água corre mais rápido pelo leito, reduzindo as possibilidades de extravasamento”, concluiu.

Foto: Divulgação PMS