Ressaca intensa deve atingir a região da Baixada Santista a partir de sexta-feira (28/10) e com ápice no sábado (29/10). Uma nova ondulação, que se forma em oceano aberto chegará nessa sexta-feira na região costeira da Baixada Santista, porém atinge o ápice na manhã deste sábado. A previsão é de ondas com altura significativa de aproximadamente 3,5 metros na região da Entrada do Canal do Porto de Santos e superiores a 2,1 m na Ilha das Palmas. Também há uma previsão de maré elevada, principalmente na madrugada e no inÃcio da tarde de sábado, nesse último caso podendo ultrapassar os 2 metros de altura.
Ressalta-se que a previsão é de uma ressaca da mesma ordem de grandeza ou até maior, se comparado com as previsões realizadas pelo NPH-Unisanta nos eventos extremos anteriores que causaram impactos principalmente na região da Ponta da Praia. Nesse sentido, há probabilidade de ocorrerem novos impactos na região. Assim os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam que a população fique atenta e acompanhem as previsões ao longo dos próximos dias. Boletim emitido às 11h30 de quarta-feira (26/10).  Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.
A Prefeitura vai comunicar os moradores previamente cadastrados por meio de SMS. E, na quinta-feira, haverá distribuição de panfletos informativos na Ponta da Praia e vários bairros da Zona Noroeste. O Plano Preventivo de Defesa Civil será acionado para envolver agentes de trânsito, guardas municipais e membros da Defesa Civil, a fim de realizar interdições de trânsito e atender eventuais ocorrências.