PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Possível fissura em embarcação causa vazamento de óleo no Porto de Santos

Um vazamento de óleo no Porto de Santos chamou a atenção nesta terça-feira (6). Os mergulhadores tentaram identificar algum tipo de rachadura no casco da embarcação, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).

Os primeiros sinais de vazamento ocorram logo pela manhã. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi informada sobre o vazamento no cargueiro Marcos Dias, atracado no armazém 21 e 22, e iniciou o plano de emergência ambiental para tentar conter os danos.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) junto ao Ibama, foram avisados sobre o vazamento. Estima-se que cerca de 50 litros de óleo tenham vazado do cargueiro, segundo o Ibama. Como a fonte do vazamento ainda não foi identificada, a Cetesb acredita que tenha sido maior o número da vazão.

Para tentar conter o óleo, foram jogadas barreiras de contenção e absorção no entorno do navio, que descarregava cargas de sal. Por ordens das autoridades federais e da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), foram suspendidas as ações na embarcação até a normalização dos danos.

Foi solicitado pelo Ibama a mobilização de mergulhadores visando identificar eventuais fissuras na embarcação, que possivelmente seriam o motivo do vazamento. A vistoria será realizada durante a noite desta terça-feira por dois mergulhadores no entorno do cargueiro, como foi afirmado pelo órgão ambiental.

Fotos: Reprodução