Já está instalado o segundo tapete do projeto piloto da Ponta da Praia. Nesta segunda-feira (19) será colocado e enchido com areia da praia o segundo bag da barreira submersa para minimizar a erosão e os danos acusados pelas ressacas.
Neste domingo o trabalho começou cedo. Por volta de 8h funcionários da empresa Submar, que está executando a obra, já estavam preparando o transporte do tapete. Da areia, no trecho entre o canal 6 e o Aquário, ele foi levado pelo o mar até a altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima. Depois de posicionado, os minibags que ficam na lateral da estrutura foram preenchidos com areia.
Os tapetes ficarão embaixo dos 49 bags que formarão a estrutura em “L” com 275 metros em uma parte e 240 metros em outra.
A areia que preenche os sacos é levada por uma tubulação. O material é bombeado com o auxÃlio de uma draga. Cerca de 7 mil metros cúbicos de areia serão utilizados na obra, que custará R$ 2,9 milhões, recurso liberado pelo Ministério Público Estadual para a Prefeitura e que é resultado de multa ambiental por acidente ocorrido no Porto de Santos.