PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Incêndio atinge unidade da Vale Fertilizantes

O Polo Industrial da unidade da Vale Fertilizantes, em Cubatão precisou ser evacuado na tarde desta quinta-feira (6) devido a um incêndio em uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio do Complexo Industrial de Cubatão – Unidade 2.

O nitrato de amônio é um produto explosivo, o que obrigou o Corpo de Bombeiros a isolar a área, tomando-se, inclusive, a decisão de interditar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nos dois sentidos.

De acordo com a empresa, houve evacuação imediata e paralisação da produção da unidade e empresas vizinhas. O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão também foi acionado. A Defesa Civil auxiliou as equipes a orientar a comunidade da Mantiqueira, nas proximidades da unidade, a evacuar o local de forma preventiva.  Um bombeiro durante o combate passou mal e foi imediatamente atendido. O incêndio não atingiu outras unidades da empresa. 

Ainda conforme a nota divulgada pela Vale, a fumaça gerada, de cor laranja avermelhada e que é tóxica, já foi dissipada na atmosfera.  Se respirada em grandes concentrações, pode causar irritação do nariz e do trato respiratório superior, além de tosse e dor de garganta.  

Os moradores da Comunidade Mantiqueira, que haviam sido retirados do local por precaução, foram liberados para voltarem às suas casas às 21h30.

De acordo com a prefeitura de Cubatão, o trabalho agora é de apuração para que sejam apontadas as causas do incêndio, bem como as providências que serão adotadas pelos órgãos fiscalizadores para que tais fatos não se repitam e os danos à comunidade cubatense sejam reparados.


Foto:(Victor Rodrigues)

Foto:(Victor Rodrigues)

Foto:(Victor Rodrigues)

Foto:(Victor Rodrigues)

Foto:(Victor Rodrigues)

Foto:(Victor Rodrigues)