Cubatão já deu início às atividades do “Verão no Clima”, do governo do Estado. A equipe conta com 12 monitores e um líder, que passou por treinamento nesta quinta-feira (4), enquanto o programa era lançado em solenidade na Praia do José Menino, em Santos.
O projeto é desenvolvido no Parque Ecológico do Perequê, pois as margens do Rio Perequê são consideradas a “praia” de Cubatão, já que o muncípio é único da região sem praia de mar. Com cachoeiras e ampla área verde, o Perequê é excelente alternativa às praias oceânicas, que costumam ficar cheias na alta temporada. Jéssica Onassis, 23 anos, moradora do Jardim Casqueiro, veio com a família para fazer um piquenique. “Aqui é mais tranquilo e tem sombra”, disse Jéssica, que também trouxe o filho Eduardo, de 1 ano e 7 meses.
Os monitores são divididos em duas equipes por período, de quinta a domingo (dias de maior movimento no parque), das 8 às 18 horas, até o dia 14 de fevereiro. “O objetivo é acolher os frequentadores, conscientizando-os do descarte correto do lixo. Envolve também a redução de resíduos e reciclagem, a fim de causar menos impacto no ambiente”, explica a diretora de Saneamento e Gestão Ambiental da Prefeitura, Patrícia Cristina dos Santos Barbosa, responsável pelo projeto no Município.
“No final do dia, os monitores passam pelo local para vistoriar, mas a maioria dos frequentadores faz sua parte. Eles escutam, parabenizam a gente, e pedem pra continuar com o projeto, além de nos ajudar a descartar o lixo corretamente. Já está sendo gratificante o trabalho”, comemora a líder de equipe Juliete Macedo Lima.
O local – A Praia do Perequê está situada próximo do sopé da Serra do Mar e compõe o Parque Ecológico do Perequê. Seu acesso é feito a partir do Km 4 da Rodovia D. Domênico Rangoni (Cubatão-Guarujá). Com trechos para natação, caminhadas, lazer e campismo, durante o verão, o local atrai milhares de moradores de Cubatão e turistas, principalmente nos fins de semana, quando chega a receber cerca de 5 mil pessoas.
Como as demais praias do Litoral, a área conta com sistema de monitoramento de qualidade das águas pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), apresentando excelentes resultados ao longo do ano, pois se mantém balneável todo o tempo. Esse ano, além da estrutura já existente no parque, como portaria, área administrativa e banheiros, o programa “Verão no Clima” ampliará o atendimento ao público com ações de conscientização dos turistas.
O projeto – O “Verão no Clima” foi inspirado no conceito do projeto “Operação Praia Limpa”, iniciado em 1987 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente.
Nas 16 cidades litorâneras, mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários estarão diretamente envolvidos nas atividades de educação ambiental, que visam a promover uma mudança de comportamento nas pessoas em relação aos cuidados ambientais com as praias e com o meio ambiente.
As atividades do programa serão desenvolvidas nas praias de Santos (Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e José Menino), São Vicente (Itararé), Praia Grande (Boqueirão e Cidade Ocian), Bertioga (Boraceia e Enseada), Guarujá (Tombo, Pitangueiras, Astúrias e Mangue do Perequê), Cubatão (Parque do Perequê), Peruíbe (Costão e Ribamar), Mongaguá (Centro e Agenor de Campos), Itanhaém (Centro e Gaivotas), Cananeia (Beira Mar e Pereirinha – Ilha do Cardoso), Iguape (Centro, Barra do Ribeira e Balsa), São Sebastião (Cigarras, Maresias e Juquehy), Caraguatatuba (Martin de Sá e Cocanha), Ubatuba (Picinguaba, Maranduba e Enseada) e Ilhabela (Perequê e Curral).
Foto: Divulgação