PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Equipes de emergência são acionadas após vazamento de oléo no Porto de Santos

Equipes de emergência foram mobilizadas entre a noite de terça-feira (13) e a madrugada desta quarta (14) para conter um vazamento de óleo do tanque de uma carreta na Ilha Barnabé, onde concentram-se os terminais de granéis líquidos do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Não houve incêndio e o acidente não deixou feridos.

Informações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) indicam que o tanque transportado pela carreta foi perfurado depois que o eixo do veículo quebrou. No compartimento, estavam cerca de 42 mil litros de óleo diesel S10.

O acidente ocorreu na estrada que serve de acesso à Ilha, localizada na Margem Esquerda do cais, na Área Continental de Santos. O veículo havia acabado de abastecer os tanques do reboque em um terminal. A via precisou ser bloqueada.

O Plano Integrado de Emergência (PIE) da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL) foi acionado. Além da autoridade portuária, equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foram ao local.

Os trabalhos para conter o vazamento foram acompanhados por brigadistas dos terminais, pela Guarda Portuária e por homens do Corpo de Bombeiros. Até o início da madrugada, não havia estimativa de quanto de óleo vazou.

O produto remanescente transportado pela carreta acidentada foi transferido para outros veículos. Os danos ao meio ambiente estão sendo avaliados pelos órgãos e não há informações se o óleo vazado atingiu o mangue ou o mar.

Em nota, a Cetesb informou que os técnicos do setor de emergência foram acionados para atender vazamento de óleo diesel na Ilha Barnabé. Um caminhão da empresa Transjordano, transportando 42 mil litros de diesel, teve seu eixo rompido quando deixava a Ilha, ocasionando o rompimento do tanque.

Ainda de acordo com a Cetesb, cerca de 10 mil litros vazaram. O produto ficou contido na lateral da pista vicinal que dá acesso à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. O diesel não atingiu o canal do Estuário. A equipe continua no local acompanhado o transbordo da carga restante para outro caminhão-tanque.

Fonte: G1