PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Conheça os fenômenos climáticos que atingiram a Baixada Santista

A velocidade dos ventos, na tarde de ontem em Santos foi de 139,19km/h

 

Vídeo: Viver em Santos e Região

 

Por Vinícius Farias

O Cúmulos-nimbos é um fenômeno climático que assustou os moradores da Baixada Santista, no fim da tarde de quarta – feira(15), por conta de ser uma grande quantidade de nuvens concentradas, além de possuir raios.

Segundo o climatologista, Rodolfo Bonafim esses fenômenos são comuns em estações quentes, como no fim da primavera e o verão. “Em dias muito quentes, o ar sobe com uma rapidez muito grande e quando encontra as camadas mais frias da atmosfera ele condensa, pois está carregado vapor da água e humidade, assim formando nuvens que podem chegar até 12 mil metros de altura, e com a velocidade do ar muito grande. “ De acordo com o especialista esse turbilhão de elementos acaba gerando choque de várias partículas de água e gelo. Essa colisão acaba gerando eletricidade estática que é descarregada em forma de raios.

 

Nuvem Prateleira: 

Rodolfo explica que além da Cúmulos – Nimbos, ontem também foi registrada ao mesmo tempo uma “Nuvem Prateleira ( Shelf Cloud)â€, que ficou por baixo da Nimbos, gerando muita ventania. “Essa nuvem é rara aqui na nossa região, ela é mais vista no sul do Brasil, por conta de ser uma região que tem uma turbulência maiorâ€, explica o Climatologista. Essa nuvem prateleira foi registrada 2 semanas atrás aqui em Itanhaém e ontem foi vista na região central da baixada, entre a Praia Grande e o Guarujá.

Ele Finaliza dizendo que esses fenômenos são localizados somente em alguns pontos e ontem foram direcionados na orla de Santos, pois alguns bairros como a Zona Noroeste, Vila Mathias e Marapé foram muito pouco afetados.

 

Vídeo: Reprodução/ Redes Sociais