Da Redação
O Departamento de PolÃticas de Desenvolvimento Sustentável lança, no dia 17 de janeiro, o Dossiê ODS Santos 2030. O evento acontece a partir das 11h, no auditório do Paço Municipal, e contará com a apresentação dos resultados do Feira Feliz, projeto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de redução zero do desperdÃcio de alimentos.
O Dossiê é um diagnóstico de todos os programas e projetos das secretarias e autarquias para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, a Agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2015.
Esse documento reúne 270 ações contÃnuas de todas as secretarias, autarquias e empresas mistas em nova formatação, com objetivo geral, objetivos especÃficos, bandeiras e metas ODS relacionadas ao projeto ou programa, local de aplicação, público-alvo, parceiros envolvidos e impacto esperado. O arquivo ficará disponÃvel no portal ODS Santos 2030 (www.santos.sp.gov.br/?q=portal/ods-santos-2030).
Com as informações é possÃvel identificar, monitorar e planejar ações para o enfrentamento aos indicadores negativos do Ãndice de Desenvolvimento Sustentável (IDCS-BR) do Programa Cidades Sustentáveis.
Portal ODS Santos 2030
No site, o visitante pode acessar os dados e indicadores relacionados aos ODS dos programas Cidades Sustentáveis, Cidade Aberta, MunicÃpio Verde Azul (Governo do Estado), histórico das ações e o Ãndice de Desenvolvimento Sustentável – BR.
FEIRA FELIZ
O programa, que busca o ‘desperdÃcio zero’, é feito de forma multidisciplinar. Envolve profissionais e voluntários do Programa Composta Santos, da Semam, além de representantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Paulista (Unip) e do programa nacional Mesa Brasil Sesc.
ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Foto: Divulgação PMS