Toda a programação é gratuita. Mais de 30 convidados passarão pelas 12 mesas de debate que serão realizadas no Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas, 100 – Centro.
Foto: Divulgação
Da redação
A 15ª edição da Tarrafa Literária acontece em Santos, trazendo muita cultura, literatura e música. O evento começou nesta quarta-feira (18) e termina no domingo (22). Toda a programação é gratuita. Mais de 30 convidados passarão pelas 12 mesas de debate que serão realizadas no Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas, 100 – Centro.
Os ingressos para todas as atividades da Tarrafa Literária poderão ser retirados com antecedência. Eles podem ser retirados todos os dias na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga) e no Teatro Guarany.
O evento é organizado por José Luiz Tahan, livreiro, editor e agora autor – recentemente lançou seu livro de estreia, Um Intrépido Livreiro Nos Trópicos – Crônicas, Causos e Resmungos, pela editora Vento Leste –, também proprietário da livraria de rua e editora Realejo, também na cidade do litoral paulista.
Um dos nomes mais importantes da história da literatura-infanto juvenil do país, o escritor santista Pedro Bandeira será o autor homenageado pela 15ª edição da Tarrafa Literária.
Após a bem-sucedida retomada presencial no ano passado (as edições de 2020 e 2021 ocorreram em formato online, devido à pandemia), a 15ª Tarrafa Literária investe em temas capazes de mobilizar diferentes públicos e perfis de leitores, sempre atenta às tendências do mercado editorial do país.
Os bastidores dos ofícios de biógrafos, tradutores e fotógrafos, os desafios do jornalismo investigativo, o poder da poesia, as diferentes nuances da alimentação e da gastronomia e as reflexões acerca da sociedade atual estão entre elas. “Nesta edição atingimos a marca de mais de 400 autores participantes, em 15 anos de realização ininterrupta. Não é possível quantificar, mas é gratificante perceber como as ideias, os encontros e até mesmo as iniciativas que já surgiram a partir do festival permanecem, seja na continuidade da carreira de um autor ou mesmo na memória de um leitor”, comenta José Luiz Tahan
Confira a programação:
Quinta-feira, (19), 17h
- Mesa 2: Tradutores, criadores
Irineu Perpétuo e Sofia Nestrovski – Mediação: Gustavo Klein
Quinta-feira (19), 19h
- Mesa 3: Mesa Para Três
Júlio Bernardo e Mara Salles – Mediação: Danilo Nakamura
Sexta-feira (20), 14h
- Mesa 4: Tarrafinha
Ricardo Azevedo – Mediação: Rita Nascimento
Sexta-feira (20), 17h
- Mesa 5: Poesia Contagia
Marcelo Montenegro e Marília Garcia – Mediação: Vladir Lemos
Sexta-feira (20), 19h
- Mesa 6: Um Oceano, Duas Autoras
Isabela Figueiredo e Giovana Madalosso – Mediação: Matthew Shirts
Sábado (21), 15h
- Mesa 7: A Imagem Não Me Sai da Cabeça
Gabriela Biló, Yan Boechat e João Wainer – Mediação: Rodrigo Casarin
Sábado (21), 17h
- Mesa 8: Angústias do Agora
Ana Suy e Vera Iaconelli – Mediação: Gisela Monteiro
Sábado (21), 19h
- Mesa 9: A Vida Dos Outros
Lira Neto e Karlinha Monteiro – Mediação: Julinho Bittencourt
Domingo (22), 15h
- Mesa 10: O Nascimento da Obra
Cristhiano Aguiar e Jeferson Tenório – Mediação: Simone Batista
Domingo (22), 17h
- Mesa 11: Investigar a Vida
Adriana Negreiros e Malu Gaspar – Mediação: Jorge Oliveira
Domingo (22), 19h
- Mesa 12: O Espelho do Brasil
César Calejon e Xico Sá – Mediação: Renato Rovai