Da Redação
O Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra completa 60 anos de fundação nesta quarta-feira (17). A entidade, fundada em 1962 com o objetivo de manter viva a cultura portuguesa, entre imigrantes que escolheram Santos e região para viver, no momento encontra-se com suas atividades suspensas, mas um grupo de antigos dirigentes, associados e simpatizantes organizou comemoração para marcar a data.
Assim, o aniversário será lembrado durante missa aberta à comunidade, no próprio dia 17, às 18h30, na Igreja Santa Cruz (Av. Senador Feijó, 444, Vila Matias, em Santos). A ideia é promover um grande reencontro entre aqueles que viveram os tempos áureos da entidade.
História
O Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra surgiu de cisões ocorridas no então Centro Português de Santos – particularmente no âmbito do grupo folclórico – resultando daí o movimento para a criação de um novo grupo dedicado ao folclore português, com danças e cantares regionais lusitanos.
A fundação aconteceu na sede do então Esporte Clube Senador Feijó, com a aclamação da primeira diretoria (provisória). Cinco meses depois, uma assembleia geral definiria, por eleição, a primeira formação do Conselho Deliberativo, composto por ilustres imigrantes lusos e seus descendentes.
A primeira apresentação do Tricanas de Coimbra foi no Clube Atlético Santista. O sucesso foi logo repetido em dezenas de outros eventos da comunidade luso-brasileira, não só em Santos e região, mas em inúmeras outras cidades, bem como festivais folclóricos e apresentações em emissoras de TV, tornando o rancho um dos mais conhecidos em todo o País.
Foto: Divulgação/Arquivo