PUBLICIDADE

Santos / Festas Populares

Novas regras para o carnaval de santista são definidas

As novas regras foram publicadas em diário oficial da cidade, faltando quatro dias para o Carnaval santista.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Santos

Por Vinícius Farias

O Carnaval de Santos prepara mudanças para este ano. Entre as novidades está a mudança do sistema de rebaixamento da escola, onde ao invés de duas escolas serem rebaixadas, do grupo especial para o de acesso, apenas uma cairá de divisão e a pontuação que as escolas precisam ter no mínimo, para participar do grupo de acesso, do desfile do carnaval de 2024, onde não será mais exigido pontuação mínima acima de 170 pontos.
As alterações estão aprovadas ela Administração Municipal e foram publicadas no Diário Oficial desta semana, na edição da última terça-feira (7).

O presidente da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS), Fábio Przygoda, não se surpreendeu com o anúncio da prefeitura, já que a medida foi definida em assembleia com os presidentes das agremiações há quase um mês. “Considerando que as escolas do grupo de acesso tiveram menos recursos para enfrentar este cenário já mencionado, também decidimos por maioria excepcionalmente abolir a exigência do mínimo de 170 pontos para a manutenção da agremiação no concurso de 2024. Esta exigência deverá voltar a ser incluída no regulamento do próximo anoâ€.

Em nota, a prefeitura de Santos reforça a fala de Fábio, “as mudanças seguem um pedido da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos, em razão das dificuldades enfrentadas pelas agremiações com a interrupção das atividades, por conta da pandemia da Covid-19“.

2023 será o ano de volta do carnaval santista, que ficou três anos sem ter o tradicional desfile. “avaliamos todo o processo de construção deste carnaval e, ao nos aproximarmos da reta final, entendemos que ainda foi um período muito atípico, com diversas adaptações desde o início, tanto na parte técnica, por conta das incertezas quanto à retomada (o que impacta mão-de-obra, matéria-prima, contratação de profissionais, etc.), como também em relação à questão financeira, já que o cronograma de aporte da verba teve que ser alterado em algumas ocasiões.††para 2024, embora esta discussão precise novamente ser colocada em pauta, a ideia é termos dois descensos e somente um acesso, para que os dois grupos fiquem com oito agremiações cada. â€, completa o presidente do LICESS.

PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia dos desfiles será aberto às 20h pelas escolas do grupo de acesso, na seguinte ordem: Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na mesma noite, mas pelo grupo especial, desfilam: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.
Na noite seguinte, as primeiras escolas a entrar na passarela também serão as do grupo de acesso, em sequência: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Mais cinco escolas do especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.