PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Santos abre 200 vagas para curso de defesa pessoal para mulheres

Da Redação

A partir desta segunda-feira (9), as mulheres poderão se inscrever no curso de defesa pessoal “Eu me Defendo”. A iniciativa é da Prefeitura de Santos e 200 vagas gratuitas estão disponíveis. Importante lembrar que o curso é voltado exclusivamente para mulheres moradoras da cidade.

Segundo a administração municipal, são 100 vagas disponíveis no Complexo Esportivo Rebouças, onde o curso começa a partir do dia 28. Já as outras 100 vagas estão no Centro Esportivo da Zona Noroeste. As aulas no local vão começar no dia 4 de junho, ambos das 9h às 13h. As inscrições devem ser feitas somente pela internet.

O Complexo Esportivo Rebouças está localizado na Praça Engenheiro José Rebouças s/n, Ponta da Praia. Já o Centro Esportivo da Zona Noroeste fica na Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Jardim Castelo.

Entenda mais sobre o projeto

O “Eu me Defendo” é realizado pela Secretaria de Esportes em parceira com a Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher). As participantes deverão apresentar documento com foto e comprovante de vacinação contra a covid-19.

O curso ensinará técnicas evasivas, saídas de agarramento e esganadura, movimentos circulares e defesa contra tentativas de agressões físicas e sexuais.

As aulas serão ministradas pela ex-atleta de muay thai e brazilian jiu jitsu, Allane Pinheiro, e pelo professor de caratê da Secretaria de Esportes (Semes) Fábio Abreu. “A pessoa que sabe se defender, através do treinamento sistemático, adquire autoconfiança, autocontrole, aumento do seu empoderamento, tornando-se apta a prever, prevenir e reagir adequadamente numa situação de agressão verbal e física e é isso que buscamos proporcionar através do curso gratuito”, afirma o professor.

Ele explica que o curso é para todas as mulheres. “Cis, trans e com deficiência, sem exceções. Para um melhor atendimento e respeitando as características de cada grupo, as mulheres com deficiência visual e motora terão edições próprias e exclusivas no mês de setembro, mas nada impede que elas façam também essa edição”, observa.

O secretário de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Jr., destaca o trabalho multidisciplinar da Semes. “Vamos além da prática de atividades físicas. Em parceria com outros setores, atuamos também nas áreas da saúde, educação e em várias outras, como neste caso de combate à violência contra a mulher”.

Foto: Divulgação PMS