Da Redação
O Santos enfrenta o América/MG neste sábado, às 17 horas, na Vila Belmiro, e segue na luta por uma vitória contra o rebaixamento no Brasileirão. O jogo tem um outro componente que o integra a outra saga importante: a de partidas realizadas no dia do aniversário de Pelé, que completa 81 anos.
O duelo contra os mineiros é o 16º realizado em 23 de outubro. Nos 15 anteriores, são sete triunfos, quatro empates e quatro derrotas. Nas duas primeiras partidas (3 a 0 sobre o Germânia, em 1921, pelo Campeonato Paulista, e 3 a 2 sobre o SC Sírio, em amistoso realizado em 1932, na Vila Belmiro), o Atleta do Século 20 nem tinha nascido – ele veio ao mundo em 1940.
Durante os 18 anos em que vestiu a camisa do Santos, Pelé entrou em campo em quatro ocasiões no dia de seu aniversário. O saldo não poderia ser melhor: quatro gols e nenhuma derrota. Só não estufou a rede no empate por 2 a 2 com a Portuguesa Santista, na Vila Belmiro, pelo Estadual.
O jogo contra a Briosa foi o único desse grupo realizado no Alçapão. Os outros foram longe de casa. Nos 4 a 1 sobre a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, o Rei marcou uma vez pelo Paulistão. Pela mesma competição, seis anos depois, o placar se repetiu em favor do Peixe, mas no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, diante do Noroeste, mas o poder artilheiro de Pelé foi duplicado, com dois gols.
Por fim, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968, o Brasileirão daquela época, o craque deixou o seu no triunfo por 3 a 1 sobre o Internacional, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O aniversário de Pelé foi bastante comemorado. Teve banda recepcionando o Rei com “Parabéns a Você”, acompanhada pelo público que cantou junto. Além disso, foi feito um bolo de 2,20 m de diâmetro por 1,80m de altura.
Depois do Rei pendurar as chuteiras, o jogo mais importante no aniversário foi justamente contra um rival que ele adorava castigar: o Corinthians. E o Santos fez isso naquela tarde no Morumbi, ao vencer por 2 a 0, com gols de Pita e Wagner (contra), encerrando um tabu de sete anos sem vitória no clássico.
A última vez em que o Peixe entrou em campo no dia em que Pelé nasceu foi em 2016. Na ocasião, o Santos superou a Chapecoense por 1 a 0 na Arena Condá, em Chapecó, pelo Brasileirão. A bola na rede foi de Lucas Lima. A partida aconteceu pouco mais de um mês antes da tragédia que vitimou a equipe de Santa Catarina, quando viajava rumo à Colômbia para a disputa da final contra o Atlético Nacional.
Foto: Reprodução Instagram