PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Programa tem recursos que ajudam projetos esportivos da Cidade de Santos

Projetos esportivos da Cidade contam com uma iniciativa que já beneficiou mais de 15 mil pessoas com cerca de R$ 8,8 milhões em investimento. Trata-se do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae), que já atuou em 197 projetos desde sua criação, em 2007.

Os recursos públicos são de pessoas jurídicas ou físicas através do abatimento do IPTU e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O Projeto Gotas de Judô, realizado pela Gota Leite, é um dos 31 executados neste ano. Participam 80 crianças e adolescentes entre seis e 17 anos. Alguns já se destacam como Letícia Batista, 14 anos, medalha de prata no Campeonato Paulista. O resultado garantiu sua participação no Meeting Interestadual em Santa Catarina.

Os olhos da adolescente, moradora do Marapé, brilham quando fala sobre o projeto. “Aqui cresci como pessoa, me descobri. O que aprendo faz diferença, vou levar para o resto da minha vida, seja como atleta ou professora. Nossa equipe é uma família, todos se ajudam, não é só um lugar onde venho treinar, gostamos de estar juntos”.

David Oliveira, 14, Vila Belmiro, explica a importância. “Quando comecei, minha família morava num abrigo, se não fosse o judô ficaria muito tempo só na rua, isso não seria bom. Fui evoluindo, meu pai gosta de esportes e incentivou. Estou feliz, não moramos mais no abrigo e vou ser federado, será muito bom disputar campeonatos”.

Parceria

A União de Amparo a Comunidade de Escolas Públicas (Uacep) desenvolve o Projeto Educação Infantil Ano 2. São aulas de judô, caratê e hip hop com 100 crianças atendidas na escola Dos Andradas.

Jamile Costa, 41, Aparecida, é mãe de João Carlos. “Uma maravilha, uma coisa muito boa, meu filho evoluiu depois que entrou aqui. Ele já estuda na escola, acaba sendo um complemento, melhorou em tudo”.

A diretora Rosa Cavaco aprovou a parceira. “Vieram agregar para conseguirmos bons resultados. A evolução das crianças até nos surpreendeu. Tem alunos que ficam aqui mais de 10 horas, a iniciação ao esporte é fundamental, são atividades que fazem parte da grade. As crianças ficam mais dispostas e felizes. Os pais estão adorando”.

2019

O Promifae teve 89 projetos protocolados para 2019. Na próxima etapa, serão analisados pela comissão por ordem de registro.

Os aprovados ficam aptos para captar os recursos. O valor disponível para o programa será determinado a partir de fevereiro, baseado na arrecadação de 2018. Informações: 3269-8097.