Da Redação
Revelação da Associação Atlética Banco do Brasil (A.A.B.B. Santos), o jovem Carlos Eduardo Freire de Moraes, o Cadu, conquistou o bicampeonato paulista individual de tênis de mesa paralímpico em São Paulo. Cadu seguirá na Capital até o dia 13 (sábado), obedecendo à convocação para treinamento de detecção de talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), no Centro Paraolímpico Brasileiro, localizado na Vila Guarani. Esta é sua terceira convocação.
Com apenas 17 anos, o jovem talento de São Vicente (SP) está sendo preparado para buscar uma vaga nos Jogos Paralímpicos da França, em 2024. Atualmente, ele é treinado pelo professor Afonso Valente Filho, da A.A.B.B. “Meu sonho é ir para as Paralimpíadas, disputar bastante campeonato, defender o título pelo Brasil e ganhar muitas medalhas de ouro”, aspira a joia do tênis de mesa.
Cadu, que compete na classe 4 masculina (cadeirante), começou a praticar tênis de mesa aos 13 anos de idade. Ele teve o primeiro contato com o esporte no Pólo Olímpico SEST SENAT, por incentivo de seu antigo professor.
“Um dia, eu estava indo ao dentista, quando o professor me chamou para fazer um teste”, conta Cadu. “Eu fui, brinquei um pouco e me diverti. Vi os outros alunos jogando, vi que era bem mais complicado (do que eu imaginava), e hoje o tênis de mesa é meu esporte favorito.”
No tênis de mesa, Cadu encontrou toda motivação que precisava para desenvolver seu talento. Ele lembra que começou a jogar primeiro no chão com os amigos. Para improvisar, utilizava skate e chinelos como rede, até ganhar uma mesa feita pelo seu pai.
“O tênis de mesa é um jogo que tem que ter reflexo, velocidade, habilidade. Depois que comecei a jogar, eu fiquei mais alegre, passava o dia todo jogando. Um conselho que eu tenho a dar é não desistir, dá para fazer de tudo no esporte.”
Planejadas com toda acessibilidade e estrutura para o esporte adaptado, as novas instalações da A.A.B.B. Santos oferecem todo conforto e segurança para PcDs. Referência no esporte paralímpico, a campeã e recordista Beth Gomes é atleta parceira do Clube, contemplada com uma bolsa-treino de musculação.
Foto: Divulgação