A atleta Victória Silva, 17 anos, da equipe do Brasil FC/Semes/Fupes foi a campeã do Torneio Nacional de Ginástica Artística, nesta terça (14), na Arena Santos. A conquista foi no geral – somatória dos resultados em todos os aparelhos (solo, salto, trave e paralelas).
“Estou há seis anos na modalidade, pela primeira vez conquisto um título brasileiro. A emoção foi enorme por vencer em casa. Agradeço aos meus técnicos por me apoiarem e também pela estrutura. Treinar com o que tem de melhor em equipamentos foi fundamental, sem isso acho que esse resultado não seria possível”, disse Victória.
MASCULINO
No masculino, os santistas conquistaram o primeiro lugar no geral (com os atletas Gustavo Lobo no infantil e Endi Braga no pré-infantil). Ainda no geral, Thomas Braga foi o terceiro no masculino e Gabriel Margoni, o quarto no pré-infantil.
A equipe participou da competição com 15 atletas, sendo dez no feminino e cinco no masculino. Todos treinam na Arena Olímpica da Zona Noroeste, entregue para os atletas há três anos. Na equipe santista, 12 ginastas iniciaram após o início das aulas e treinos no local.
Para o professor da Semes e ex atleta da seleção brasileira principal, Danilo Nogueira, o torneio foi muito importante para todo o grupo. “É a primeira vez que disputam uma competição nacional. Vão aprendendo a lidar com pressão, nervosismo, adversários de todos os níveis. Tudo isso é importante para que possam evoluir”.
Campeonato Brasileiro de Especialista e Brasileiro de Clubes
Nesta semana, a Arena Santos é capital da ginástica artística brasileira. O Torneio Nacional com atletas dos níveis iniciante e intermediário se encerra nesta quarta (15).
As delegações que vão disputar o Brasileiro de Especialistas e a final do Brasileiro por equipes chegam na quarta (15), treinam na quinta (16) e sexta (17). Competem no sábado (18) e no domingo (19) por medalhas.
Participarão ginastas como o campeão olímpico Arthur Zanetti, ouro em Londres/2012 e prata no Rio/2016, nas argolas. Também o medalhista olímpico Arthur Nory, bronze no solo, e o finalista olímpico Francisco Barretto, 5º na barra fixa, ambos nos Jogos Rio/2016.
O público também poderá ver a apresentação de estrelas como Daniele Hypólito, a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um Mundial e a disputar cinco olimpíadas; Flávia Saraiva, 5ª na trave no Rio/2016, e Thais Fidélis, 4ª no solo no Mundial de Montreal/2017.
Foto: Rogério Bomfim