Da Redação
A Unisanta realizou, nesta quarta-feira (30), a instalação do Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas (NUPRE) “Professora Nilza Pirilo Teixeira”. O objetivo é apoiar e desenvolver a cultura de paz e justiça. A transmissão da abertura aconteceu pela plataforma Zoom e contou com a participação da alta direção da universidade e autoridades.
“Agradeço esta homenagem que é tão importante porque estou aqui representando mulheres e homens que fazem um esforço em prol da cultura da paz, que neste momento é tão importante nas famílias, nas cidades, para um mundo cada vez mais inclusivo, com vínculos afetivos para que formem pessoas mais solidárias e humanas”, diz Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília.
A instituição foi reconhecida como membro do programa Impacto Acadêmico das Nações Unidas por valorizar seu compromisso e promover atividades com base nos dez princípios de: Erradicação da Pobreza, Construção de Capacidades, Educação para Todas e Todos, Cidadania Global, Acesso à Educação Superior, Direitos Humanos, Diálogo Intercultural, Paz e Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e a Carta das Nações Unidas.
O NUPRE tem origem a partir das Resoluções 2002/12 da ONU e 225/2016 do CNJ e entre os seus objetivos estão: implementar um núcleo que integre as diversas práticas restaurativas da instituição para o exercício da democracia participativa, que visa fortalecer os indivíduos e a comunidade; proporcionar um caminho para o despertar da consciência e interromper o ciclo da violência e contribuir para a disseminação da Cultura de Paz.
“O objetivo do núcleo é pensarmos em uma proposta de um ambiente onde possamos trabalhar com a pesquisa e com as práticas restaurativas, que estão dentro dos princípios e valores da Justiça Restaurativa”, explica a coordenadora do Núcleo e do curso de Pós-Graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta, Liliane Claro de Rezenda.
Seleto grupo
A Justiça Restaurativa faz parte do 16º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ONU 2030 que integra ações de Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A Unisanta está no seleto grupo de 31 instituições brasileiras selecionadas para participar da United Nations Academic Impact (UNAI), associação internacional ligada às Nações Unidas (ONU).
O núcleo leva o nome da fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, em reconhecimento à sua trajetória e ao universo acadêmico, que busca a humanização, a sensibilização e melhores formas de convivência pessoal.
“É um dia muito feliz para todos nós, pois estamos reunidos para abrir novos caminhos para o despertar da consciência, interromper o ciclo da violência e contribuir para a disseminação da Cultura de Paz. Cumprimentamos a todas pelos esforços”, afirma a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira.
Pró-reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira destaca a importância da iniciativa. “É uma parceria, um trabalho em conjunto, tanto do Núcleo, através de seus propósitos e objetivos, como da Universidade, em termos daquilo que já é feito, não só nesta, mas em outras atividades do Campus. Esse Núcleo servirá, especialmente, para trazermos a dignidade para as pessoas, conseguirmos resolver conflitos, encontrar soluções e, principalmente, na relação entre as pessoas, para o mundo que nós queremos buscar com o ser humano mais fraterno”.
Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira vai na mesma linha. “Homenagear Nilza é também homenagear a todos os seres humanos que se dedicam a paz, a união, a conciliação, a escutar os outros e deslumbrar um futuro melhor para todos”.
Na sequência: Silvia Teixeira, Marcelo Teixeira e Lúcia Teixeira
Fotos: Divulgação/Unisanta
Pós-pandemia
Após a pandemia da Covid-19, será desenvolvido o espaço físico do NUPRE, destinado à prática do processo circular e de humanização. O atendimento contemplará a comunidade interna e externa da Universidade, com a participação de alunos, professores e funcionários, além de possibilitar a prática da metodologia científica através do desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, construção de artigos e outras formas de participação.
Curso inédito
A Unisanta realiza, de forma inédita no Estado de São Paulo, o curso presencial de Pós-Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa, que consiste na técnica de solução de conflito e de violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e da vítima.
Coordenado pela Profa. Mestra Liliane Claro de Rezende e Profa. Dra. Selma Martinez Simões Rodrigue de Lara, o curso visa trazer aos envolvidos uma nova filosofia de vida, iniciada por um olhar mais humano e empático sobre as situações rotineiras da sociedade, trabalhando com a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, da professora norte-americana Kay Pranis.
Atualmente com aulas remotas, possui participantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ONGs e demais interessados, que buscam metodologias para melhor convivência dentro de seu ambiente de trabalho e da própria vida.
A Justiça Restaurativa está garantida como política pública, por meio da Lei Municipal 3.371, de 2017.