Você já imaginou que seu filho pode estudar inglês enquanto põe a mão na massa para aprender uma receita ou enquanto se diverte em uma aula de educação física ao ar livre? Pois é, aprender uma nova língua em uma sala de aula tradicional, com livros, cadernos e decorebas sempre foi um desafio para as crianças, principalmente agora para esta nova geração de nativos digitais, que pedem por modelos mais atrativos e interessantes para atrair suas atenções.
Mas, como ensinar uma segunda língua de forma natural? No método de imersão, as crianças aprendem inglês assim como aprendem o idioma nativo. Segundo Geiry Amaral, diretora pedagógica da You In School English e especialista em bilinguismo, o processo de aquisição da linguagem é inconsciente e acontece quando as crianças aprendem por meio da experimentação e vivência de situações reais. “Desta forma, os alunos encaram as aulas com muita naturalidade e interesse. Quando estão envolvidos em atividades de aprendizagem que despertam seu interesse, se envolvem e participam com alegria e entusiasmo em qualquer que seja a língua que esteja sendo usada. O inglês então se torna o meio pelo qual as atividades são proporcionadas e, assim, as crianças acabam adquirindo a língua de forma natural e intuitiva”, explica.
Para que a criança se interesse pelo aprendizado de uma segunda língua, é importante que ela seja exposta a atividades de interesse e relevância para as diferentes idades. A contação de histórias é uma atividade muito rica que proporciona a aquisição de vocabulário e desperta o gosto pela leitura. O professor se utiliza da dramatização para envolver as crianças, que participam ativamente da atividade. Outras técnicas envolvem aulas com música e expressão corporal, além de educação nutricional, culinária, conscientização ambiental, artes e educação física.
Quando a criança é exposta a situações reais, a linguagem se torna o meio pelo qual tudo acontece e isso é que faz com que o aluno desenvolva a fluência no segundo idioma. Ela usa a língua com propriedade para que a comunicação aconteça e aí então o processo se completa. Os temas das atividades e as atividades pautadas pelas áreas do conhecimento permitem que as atividades sejam relevantes e ricas para as crianças que então se expressam com naturalidade.