Da Redação
Modernizar unidades municipais de ensino mais antigas, dotando os equipamentos com novos itens de segurança previstos no Decreto Estadual em vigor, o nº 63.911, para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse é o objetivo das obras que o Município está realizando em 33 escolas de Santos. Destas, 70% já contam com o documento, ou seja, 22 unidades; outras quatro UMEs estão com documentação adiantada.
A expectativa é de que antes de novembro, prazo final da obra nas 33 escolas, todas sejam contempladas com o documento. De acordo com a legislação em vigor, conforme a área construída, o tipo de ocupação e a população, o nível de exigência vai desde os estruturais, que são extintores, sinalizações de rota de fuga, até os não estruturais, que se baseiam na orientação das equipes para utilização dos equipamentos.
Brigada de incêndio
Como parte das medidas para obtenção do AVCB, na primeira semana de julho, mês de férias, foi ministrado treinamento para formação de brigada contra incêndio em 16 escolas, o que é um grande avanço para os serviços, segundo informação do engenheiro Luiz Marcos Albino, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
Nas aulas foram ministradas instruções de proteção e combate a incêndio, com orientação das equipes para utilização dos equipamentos, e noções de primeiros socorros. Um total de 187 profissionais da Secretaria de Educação, dividido em grupos, participou do treinamento, que ocorreu no Centro Darcy Ribeiro (Vila Mathias).
Testes e documentação
As adequações estão sendo feitas pela Construtora Ferreira Marques, sob a fiscalização da Siedi, ao custo total de R$ 501 mil, incluindo material, mão de obra e equipamentos. A verba é do Município e de convênios federais e estaduais.
A empresa contratada é responsável pelos testes de verificação dos aparelhos, bem como das instalações hidráulicas, elétricas e outras que forem necessárias. Deverá reunir toda a documentação necessária, recolher taxas e efetuar o trâmite burocrático para a obtenção do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.
Foto: Divulgação PMS