O último lote da restituição do Imposto de Renda 2016 será liberado para consulta no dia 15 de dezembro. O fato de não ser contemplado nesta remessa, para aquelas declarações pendentes do saldo a ser restituÃdo, significará que a declaração encontra-se retida em malha fina da Receita Federal.
Porém, ainda não será motivo para desespero, pois estes contribuintes ainda poderão regularizar a situação e, à medida em que os erros ou incorreções motivadoras dessas malhas fiscais forem sendo resolvidos, os contribuintes serão contemplados.
De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, para que o contribuinte esclareça suas dúvidas sobre os eventuais problemas acarretados em sua declaração,é preciso criar um código de acesso no site da Receita Federal para tomar conhecimento do erro atestado, podendo assim transmitir pelo próprio site uma declaração retificadora com as correções e/ou informações anteriormente omitidas.
Após a transmissão da declaração retificadora com a finalidade de solucionar as pendências, o sistema da Receita Federal eletronicamente liberará a declaração da malha fiscal, e caso ainda remanesça restituição, a mesma também será liberada automaticamente, por meio dos então lotes residuais.