PUBLICIDADE

Santos / Economia

Bares e restaurantes esperam movimento de 20% a mais neste Dia dos Pais

O setor de alimentação fora do lar está muito otimista com a movimentação para o domingo de Dia dos Pais, em 11 de agosto. De acordo com a seccional de São Paulo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 70% dos empresários esperam faturar mais do que no ano passado.
Os dados são de um levantamento feito com cerca de 2 mil comerciantes. Em comparação a um domingo comum, por exemplo, metade dos empreendedores acreditam um aumento de até 20% nas vendas. A Baixada Santista deve seguir a projeção feita no Estado.
“Sair de casa em datas comemorativas virou um hábito pra muita gente, principalmente porque muitas pessoas acabam também tendo pais separados e se encontram em bares e restaurantes. Pra quem escolher sair, existe uma infinidade de lugares que estão prontos pra receber os clientes com promoções e também diversidade de pratos gastronômicos”, diz o diretor da Abrasel Núcleo Baixada Santista, Guilherme Karaoglan.
O levantamento mostra que:
– 20% dos empresários esperam aumentar o faturamento em até 5%
– 26% aumentar o faturamento entre 6% e 10%
– 16% aumentar o faturamento entre 11% e 20%
– 4% aumentar o faturamento entre 21% e 30%
– 4% aumentar o faturamento acima de 30%
O presidente da Abrasel SP, Luiz Hirata, comenta que houve mudança de hábitos após a pandemia. “O movimento do Dia dos Pais vem crescendo de forma gradual nos anos anteriores, devido a mudança de comportamento dos paulistanos, que costumavam reunir a família em almoços e churrascos em casa. Após a pandemia, as famílias estão optando por celebrar em restaurantes e bares e o setor comemora, porque auxilia no aumento do faturamento”.
Prejuízo
Mas nem tudo são flores, de acordo com a pesquisa o setor ainda vem se recuperando tanto é que 57% das empresas operaram sem fazer lucro em junho. Destas, 25% tiveram prejuízo e 32% operaram em equilíbrio. Apenas 43% dos negócios fizeram lucro.
Já em relação a inadimplência 41% das empresas têm dívidas em atraso e esperam resolver a situação o quanto antes.
Foto: Divulgação