PUBLICIDADE

Santos / Economia

Alerta para o Dia das Crianças: saiba quais são recomendações de segurança para a data

  
Conhece aquele ditado: o barato sai caro. Por isso, quem vai às compras neste Dia das Crianças precisa ficar atento. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, o aumento nas vendas deve ser tímido, de no máximo 4% em relação ao ano passado, mas o presidente Nicolau Miguel Obeidi, diz que o importante é comprar aliando a qualidade ao bom preço.
“Quem for às compras deve ficar atento a autenticidade do produto, se ele segue as normas do Inmetro, que garante que o produto é adequado e passou por testes, e também se atentar a faixa etária indicada, principalmente para os pequenos”, diz o presidente.
Em relação a faixa etária, o cuidado deve ser redobrado por conta de peças que podem colocar em risco a saúde e segurança das crianças. É sempre bom ver na embalagem ou etiqueta as instruções de uso, antes de comprar algo inadequado.
Eletrônicos também merecem atenção, segundo o presidente. “É preciso ver se é possível uma demonstração do funcionamento do aparelho, além de conferir o prazo de garantia. Outro item que merece destaque são as trocas. Ela é uma gentileza promovida entre o comerciante e o cliente, por isso, vale ficar atento aos prazos e as condições de devolução”, pontua Nicolau.
Os produtos mais buscados como sempre são os brinquedos e artigos tecnológicos, porém, este ano, roupas, sapatos e acessórios também tem espaço na preferência dos pequenos.

De olho no preço

O Procon-SP fez uma pesquisa nos dias 16 e 17 de setembro, em oito estabelecimentos comerciais de Santos e São Vicente sobre os preços dos brinquedos e identificou diferenças. A pesquisa comparou 49 itens (jogos, massas de modelar, bonecas e bonecos), uma vez que nem todos os locais tinham todos os produtos, por conta da variedade de brinquedos existentes no mercado.
As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por conta de descontos especiais, ofertas e promoções.
O objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos da amostra pesquisada. O relatório completo pode ser conferido aqui https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Santos-e-Sao-Vicente.pdf
Além de uma referência de preço, o Procon-SP esclarece que busca levar ao consumidor a importância de pesquisar tudo que envolve a compra como: preços, formas de pagamento (boleto, cartão de crédito, cartão da loja e pix ou parcelamentos podem resultar em valores finais diferentes) e características dos produtos.
Fotos: Divulgação / CDL Santos