Da Redação
Um espaço destinado à convivência e participação comunitária, ao lazer, esporte, cultura e meio ambiente, com oferta de qualificação profissional. É a Praça da Cidadania, que será implantada na Avenida Jornalista Armando Gomes (Av. Beira Rio), na Zona Noroeste, em uma parceria entre Município e Estado.
A iniciativa integrará uma série de investimentos que estão sendo projetados pela Prefeitura de Santos nessa região da Cidade, a exemplo do Parque Palafitas e do Conjunto Habitacional Prainha.
O programa é coordenado pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que visa promover soluções integradas nas áreas de educação, economia e ecologia, promovendo cidadania e inclusão social em espaços de extrema vulnerabilidade.
A formalização da parceria ocorreu nesta terça-feira (3), com assinatura do convênio no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Para as obras, que têm valor estimado de R$ 3,5 milhões, com recursos do Estado, será aberta licitação no próximo mês (setembro).
Os serviços devem ser iniciados em janeiro, a cargo do Governo Estadual, e concluídos no primeiro trimestre de 2022. A gestão, manutenção e zeladoria do espaço após a implantação será de responsabilidade do Município, bem como a mobilização junto à comunidade para adesão à iniciativa.
ESPAÇO TERÁ ESCOLA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
No local, em 386 m² de área construída, será erguido prédio do programa Escola de Qualificação Profissional, que terá escolas de gastronomia, cabeleireiro e barbearia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática, construção e sustentabilidade, além de sala multiuso para atividades culturais e comunitárias com a Prefeitura, conforme modelo das Vilas Criativas.
São mais de 20 cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, todos voltados para a geração de renda e o desenvolvimento da economia local.
“Um programa muito importante não apenas por ser uma área de lazer, mas também como área para formação da cidadania. Traz a qualificação profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, afirmou o governador João Dória.
O prefeito Rogério Santos destacou que a iniciativa “vem somar ao trabalho que a gente já faz em relação ao esporte e à cultura, mas, principalmente, à qualificação profissional por meio das Vilas Criativas, para a oportunidade das pessoas que vivem nessa região de extrema vulnerabilidade. É uma boa parceria que nos ajudará, inclusive, no desenvolvimento de projetos habitacionais que temos também firmados com o Estado”, disse ele, acompanhado do presidente da Cohab- Santista, Maurício Prado.
ESPORTE, LAZER E CONVIVÊNCIA
O programa ainda contempla a melhoria das condições urbanas do território com a implantação de áreas voltadas para o esporte, lazer e convivência, visando mais qualidade de vida, participação comunitária e integração da população.
O espaço terá área total de 3.450 m² e contará com academia ao ar livre; pistas de skate, de caminhada e corrida; ciclovia; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; quadra de basquete de rua, em tamanho 3×3; área de jogos; parquinho infantil; cinema ao ar livre; horta comunitária e um jardim de chuva.
IMPACTO
“O programa têm gerado impacto muito relevante nas comunidades vulneráveis onde já está inserido”, disse o presidente do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Fernando Chucre. Além de Santos, também foram contemplados com o programa os municípios de Carapicuíba, Cubatão, Itapevi, Itaquaquecetuba e Osasco.
A iniciativa já está presente em Santo André, Guarulhos e na capital, em Paraisópolis. Também estavam os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.
Fotos: Reprodução/Facebook