Santos recebe nos próximos dias 12 e 16 de outubro o Valongo Festival Internacional da Imagem. Na ocasião, o Bairro Valongo, no Centro Histórico, irá se transformar em uma arena de discussão e reflexão sobre os diferentes aspectos da produção de imagens e narrativas visuais contemporâneas. O festival ocupará 10 espaços para oficinas, workshops, exposições, instalações e palestra com Mano Brown, do grupo Racionais MC’s. A abertura oficial será às 16 horas na Casa de Câmara e Cadeia (Praça dos Andradas).
Já está confirmada a presença dos fotógrafos Bob Wolfenson, um dos mais renomados da América Latina; Araquém Alcântara, o mais importante no registro da natureza brasileira; Corinne Noordenbos, holandesa premiada em 2014 pela Royal Photographic Society; Miguel Machalski, argentino; Rosa Liksom, finlandesa, e o venezuelano Juan Valbuena, entre outros.
O festival ocupará os Arcos do Valongo, armazém com entrada pela Rua Tuiuti, 25, e área com acesso pela Rua Comendador Neto, atrás do Museu Pelé, que funcionarão como Centro de Exposições e Atividades. Haverá também programação na Praça dos Andradas; nos museus Pelé e do Café; Casa de Câmara e Cadeia; Teatro Guarany; Santuário do Valongo; Palácio Saturnino de Brito; Armazém Cultural 11 e Casa da Frontaria Azulejada. A Barbearia Santista e uma borracharia, ambas na Rua São Bento, também estão envolvidas nas atividades.
Sessões de Pecha-Kucha (formato de exibição conciso em que imagens são projetadas), iniciarão cada mesa de debates, uma delas com o fotógrafo espanhol Jordi Burch. O nome é um termo japonês, equivalente a bate-papo, em português.
Patrocinado pela Unimes, Sabesp e Itaú, o festival conta com parceria da Prefeitura, ong de cultura Poiesis, Oficinas Culturais do Governo do Estado, Fotosfera, Zum e Epson. A realização é do Estúdio Madalena, Projeto Valongo, Entreproduções e Ministério da Cultura.