PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Um novo turista visita Santos

Por Silvia Barreto

A cidade de Santos irá receber um perfil diferenciado de turistas para esta temporada. Passageiros em trânsito, vindos em navios estrangeiros, serão o foco. Pela primeira vez, o porto de Santos irá receber 11 navios trazendo passageiros provenientes de outros países e que já acenaram o interesse em conhecer os pontos turísticos dos santistas.

Para a secretária de Turismo, Miriam Guedes de Azevedo, essa procura é resultado do intenso trabalho feito durante todo o ano fora do País, quando representantes da pasta participam de feiras internacionais e mostram, através de materiais muito bem elaborados, os atrativos que a Cidade tem para esses visitantes.

“Para nós foi uma alegria muito grande ao recebermos essa informação do aumento dos navios e o interesse dos passageiros que querem visitar a Cidade. Diante disso, partimos para trabalhar ainda mais”.

Segundo a secretária, a média de navios que passava pelo Terminal de Passageiros Concais, com este perfil, era de três a quatro. No ano passado chegou a 10 e a tendência, pelo que está sendo acompanhado pelo setor, é que aumente anualmente.

“Estamos fazendo reuniões com as operadoras e oferecendo a elas novos roteiros e passeios em Santos. Temos vídeos e folders elaborados em vários idiomas. Tudo isso é passado para os passageiros já dentro do navio e lá eles demonstram o interesse em conhecer a Cidade”, analisa a secretária, que ressalta a dificuldade em atrair os passageiros brasileiros. “Eles viajam de ônibus até aqui para embarcar no navio e quando descem vão embora. Não têm interesse em conhecer a Cidade”.

Aquário é o preferido

No início deste ano, a ocupação nos hotéis passou de 44% no ano anterior, para 70% em janeiro de 2015. Na temporada anterior, o Museu do Café foi o equipamento turístico que registrou o maior crescimento no número de visitantes, cerca de 108,34% em apenas um ano.

 Já o Aquário de Santos continuou em primeiro lugar na preferência do público e recebeu o maior número de visitantes: 108.842 pessoas, um aumento de 9,9% em relação ao ano passado. Inaugurado em 1945, abriga 50 tanques. Uma das principais atrações é Fraldinha, primeira pinguim nascida em cativeiro no Brasil, que acaba de completar 14 anos.

No Museu da Pesca, chama a atenção o esqueleto de baleia. Sendo ou não fã de futebol, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, e o Museu Pelé, inaugurado em 2014,  têm sido chamarizes para visitantes, que vão compreender como Edson Arantes do Nascimento se tornou o Rei Pelé.

Dentro do roteiro básico de turismo para conhecer a Cidade está, também, o passeio nos bondes. Hoje a cidade comporta opções variadas para aproveitar este meio de transporte datado de 1920. Ao total são cinco bondes e um reboque que circulam pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico, proporcionando uma verdadeira viagem ao passado, em um roteiro de 5 km.

De acordo com levantamento da prefeitura, os oito principais pontos turísticos da Cidade indicaram um crescimento da ordem de 18,4%, de 195.063 para 231.722 visitantes.

Porto sente efeitos

O aumento de visitantes durante a temporada tem reflexos, também, no maior porto da América Latina, que registrou um acumulado de cargas de janeiro a agosto deste ano atingindo a marca recorde de 78,6 milhões de toneladas. Esse volume suplantou em 1,3% o maior volume até então registrado, atingido no mesmo período de 2015 (77,6 milhões t). 

Para fechar 2016, está sendo esperada uma alta de pelo menos 5%, principalmente em razão do grande volume de exportações. Para ampliar a capacidade, é preciso melhorar a infraestrutura, e um dos entraves ao crescimento é a forma de transportar a produção.

Hoje, a maior parte de tudo o que chega ou sai de Santos viaja de caminhão. De acordo com a Secretaria de Assuntos Portuários, apenas 23% são levados por via ferroviária. A meta é pelo menos duplicar a malha em dez anos e reformular o processo de escoamento de cargas.

Otimismo

Muito mais que praias, a cidade de Santos também cresceu ao redor do porto. A temporada de verão é, sem dúvida, o mais esperado para vários setores, como o comércio e a rede hoteleira.

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares com 20 hotéis da região, para saber o índice de reservas para as festas de fim de ano, mostrou que a procura já tem sido intensa e pelo menos 15% dos hotéis contabilizam algumas reservas. Para quem se antecipar, o valor da hospedagem pode ficar até 20% mais barato em relação ao preço que será pago por quem optar por deixar para a última hora.

Segundo a Secretaria de Turismo, durante a última temporada de verão (1º de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016), Santos recebeu cerca de 1 milhão e 200 mil veículos, o que significa, nesses três meses, aproximadamente 3 milhões e 800 mil turistas.