Conforme a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), providências já foram tomadas junto às forças públicas, inclusive compartilhando fotos do autor. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (3).
Da redação
A sinagoga Bet Jacob, no bairro Vila Matias, em Santos, foi alvo de pichações, na madrugada desta quarta-feira (3). Na foto é possível ver que a frase “Palestina livre” foi escrita na parede e a palavra “paz” na porta do templo religioso. Também é possível ver o suspeito de cometer o vandalismo. Ele está de boné, camisa preta e bermuda florida.
Em nota, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) declarou que o “ato pode ser considerado um caso de ódio aos judeus, de acordo com a definição de antissemitismo da Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA).” A federação também informou que o vandalismo foi registrado por câmeras de monitoramento e que providências já foram tomadas junto às forças públicas, inclusive compartilhando fotos do autor.
“A Fisesp vê com muita preocupação essa importação do conflito, ainda mais em Santos, que é uma cidade que nunca teve esse histórico. Pelo contrário, as comunidades vivem muito bem em Santos e no Estado de São Paulo como um todo. Não podemos importar o conflito”, disse o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.
“Injustamente, as inscrições atribuírem aos judeus brasileiros, enquanto coletividade, certo grau de responsabilidade pelas ações do Estado de Israel — o que, além de não ser verdadeiro, remete ao antigo estereótipo antissemita de que os judeus são mais leais a Israel e a causas judaicas internacionais do que aos países dos quais são cidadãos. Acusações desse tipo eram comuns na Alemanha nazista durante o Holocausto”, comentou a federação.
Na noite de quarta-feira (3), um grupo de voluntários solidários à sinagoga se reuniu para limpar a pichação na fachada da sinagoga.
Israel x Hamas
O conflito entre Israel e Hamas teve início no mês de outubro de 2023 e deixou mais de 22,3 mil mortos, especialmente na Faixa de Gaza, local que concentra o maior número de cidades palestinas.
“O episódio ocorrido em Santos é extremamente preocupante. Desde os atentados terroristas do Hamas em Israel, os casos de antissemitismo têm crescido em todo mundo. Apenas no Brasil o aumento foi de cerca de 1.000% segundo a CONIB. O Estado de Israel chegou a emitir um alerta de viagem para os cidadãos israelenses que desejam vir ao país saibam que o ambiente pode ser hostil à presença deles”, declarou a Fesesp.