PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Simpósio em Santos discute benefícios e estímulo ao aleitamento materno

Da Redação

Amamentação, parto normal e aleitamento são alguns dos temas do 2° Simpósio de Aleitamento de Santos, que será realizado de forma virtual nesta quarta-feira (4). O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será das 9h às 15h40 e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube GT Aleitamento Materno.

O secretário de Saúde de Santos, o médico ginecologista e obstetra Adriano Catapreta, e a mestre em Educação em Saúde e membro do Grupo Técnico (GT) de Aleitamento de Santos, Daniela Emmerich de Barros Araújo, falarão na abertura do simpósio, às 9h, sobre o tema ‘Proteja a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada’.

Como proteger a amamentação do pré-natal ao puerpério será o tema abordado, às 9h30, pelo gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas da Secretaria de Saúde de Sobral (Ceará), Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo. Ele apresentará as ações efetivas para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil em Sobral.

O ginecologista e obstetra Gilberto Mello fala, às 10h15, sobre assistência humanizada no pré-natal, com foco na promoção do parto normal e do aleitamento. O tema segue sendo abordado, às 11 horas, pela obstetra e mastologista Maria Virgínia de Oliveira e Oliveira, professora do Departamento de Tocoginecologia da Unilus.

Experiências de sucesso

A tarde está reservada para experiências que se mostraram um sucesso. O Projeto Menina-Mãe será apresentado às 13h30 pela coordenadora Regina Aparecida Ribeiro Braghetto, diretora de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Medicina de Santos.

O uso de laserterapia em lesões mamilares será abordado pela chefe da seção de Enfermagem do Hospital Municipal Arthur Domingues Pinto, Graziela Paula Povrezan, e pela supervisora do setor materno infantil do Hospital Municipal e Maternidade Silvério Fontes, Laura Mafra. Sala de amamentação será o tema apresentado por duas integrantes do GT de Aleitamento de Santos: a pediatra Alessandra Almeida de Jesus e a consultora em amamentação Andressa Martinez.

Fatores associados à amamentação exclusiva até seis meses de idade e satisfação das mães com o grupo de apoio em uma unidade da Saúde da Família em Santos será o tema que a especialista em saúde pública e em atenção primária à saúde, a enfermeira Delza Cecília Massa de Lima, abordará às 14h45.

Na sequência, a pedagoga e integrante do GT de Aleitamento de Santos, Quitéria da Silva Pájaro, fala sobre estratégias em cirurgias iminentes de desmame precoce na perspectiva de linha de cuidado humanizada. O encerramento do simpósio será às 15h40 com a enfermeira e chefe da Seção de Atenção à Saúde da Comunidade, Daniela Gonçalves Godoy Moutinho.

Foto: Anderson Bianchi/Arquivo/PMS