Da Redação
A Prefeitura de São Vicente iniciou a recuperação das encostas dos morros atingidos pelo temporal do dia 3 de março. As obras foram viabilizadas por meio da liberação do convênio assinado pelo Governo Federal no valor de R$ 7.549.379,02. O prazo total de execução das intervenções é de cinco meses. Os projetos foram elaborados por técnicos da Prefeitura de São Vicente e classificados como obras de reconstrução.
A primeira parte dos trabalhos consiste em sondagens, topografia e retirada de escombros do terreno. Já o processo de estabilização da encosta será por meio de grampeamento do solo e injeção de concreto projetado
Com o objetivo de dar mais estabilidade ao terreno, serão feitas perfuração, inserção de chumbadores (barras com aproximadamente 20 milÃmetros de diâmetro, com comprimento que pode variar entre 10 e 12 metros) e a injeção de nata de cimento. Na sequência, será colocada uma tela sobre os chumbadores e aplicado concreto projetado.
As obras serão executadas no Morro dos Barbosas (em frente à Ponte Pênsil, Rua dos Gatos e Chácara do Mosteiro) e no Parque Prainha, na Rua Saturnino de Brito. Em ambos os locais, será utilizado um sistema construtivo, considerado moderno e rápido. Ele consiste no grampeamento do solo, com injeção de concreto projetado.
Deste modo, a partir de agora, começam obras de reconstrução e corretivas. Antes da liberação do montante, foram realizadas outras medidas emergências, como isolamento de área.
Foto: Divulgação/PMSV