A programação em homenagem aos 108 anos do início da operação de bonde elétrico em Santos contará com atrações especiais. O bonde prefixo 40, conhecido como Camarão, volta à ativa amanhã (11), após revitalização. O veículo fará duas viagens gratuitas. Também haverá mostra de fotos e palestra sobre a história do antigo sistema de transporte público.
Os passeios no bonde Camarão terão saída às 11 e 12 horas, com a participação de Miguel Escandon, que incorpora o personagem Zé Corneteiro. Ele fará a palestra “Um bonde chamado saudade”. Os interessados devem retirar o ingresso uma hora antes de cada partida, na bilheteria, que funciona no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). A capacidade do veículo é para 28 passageiros. Além das duas viagens especiais, a Linha Turística estará funcionando normalmente com outros carros, das 11 às 17 horas.
Ainda como parte da programação comemorativa, na Estação do Valongo (ponto de embarque) estarão painéis de fotos que resgatam parte da história dos elétricos. As imagens são do acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).
Ingresso – O ingresso para o bonde turístico custa R$ 6,50, com meia-entrada para maiores de 60 anos e estudantes com documento de comprovatório. Têm gratuidade: menores de cinco anos, guias de turismo que estejam a trabalho, alunos do ensino fundamental das escolas públicas, entidades de filantrópicas ligadas à Prefeituras, integrantes de centros de convivência da Secretaria de Assistência Social e para treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Secretaria de Turismo – desde que as viagens sejam agendadas.