PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos pode ter o primeiro abrigo familiar para pessoas em situação de rua do Litoral

Dois imóveis na Rua General Câmara, no Centro Histórico, foram comprados para a construção desta unidade. A licitação para a construção da unidade deve ficar pronta no primeiro semestre de 2024.

 

Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos planeja criar o primeiro abrigo familiar voltado às pessoas em situação de rua do Litoral. O prefeito Rogério Santos assinou, na manhã desta terça-feira (12), a escritura de compra de dois imóveis, nos números 245 e 249 da Rua General Câmara, no Centro Histórico, para construção desta unidade.

O espaço vai vai abrigar 30 pessoas. Atualmente, o público masculino que se encontra em situação de rua é encaminhado para um abrigo, e o feminino para outro setor.

Segundo a administração municipal, foi identificada a necessidade de acolher as famílias que estão nas ruas e não aceitam a separação, quando há oferta de encaminhamento para um abrigo municipal.

A secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, afirma que a licitação para a construção da unidade, envolvendo os projetos arquitetônico e executivo, deve ficar pronta no primeiro semestre de 2024. “Já temos nosso abrigo emergencial que era usado no inverno e que se tornou permanente. No mesmo terreno, agora vamos construir um abrigo familiar. Este é um meio de transformar essas vidas, mas de um modo acolhedor”, disse, agradecendo ao prefeito por ouvir as equipes da Seds.

Em dezembro, a Prefeitura iniciou conjunto de ações e investimentos para ampliar o atendimento voltado para pessoas em situação de rua vindas de outras cidades. O plano ‘Acolher, Apoiar e Transformar’ foi lançado pelo prefeito Rogério Santos, com novidades como a ampliação do quadro de profissionais e da frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), visando aumentar a abordagem social e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para abrigos e outros serviços, como o recâmbio qualificado (retorno à cidade de origem).