Da Redação
A reurbanização da Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, será entregue ao público nesta quinta-feira (30), potencializando sua marca de corredor gastronômico, formado por trecho de três quadras, com cerca de 400 metros de extensão, entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa.
De acordo com o arquiteto Glaucus Farinello, da Prefeitura de Santos, o local conta com bancos, lixeiras e floreiras personalizados para compor espaços de convivência. Ainda foi feita toda a pavimentação e nova calçada. Parte do passeio é feita de mosaico e parte em concreto para garantir acessibilidade.
A iluminação ganhou um reforço com 34 novas luminárias voltadas para a calçada e novos postes metálicos. De um lado, elas foram instaladas junto aos postes de concreto já existentes e, no outro lado, nos novos postes metálicos de 4 metros de altura.
Os postes de concreto foram decorados com alguns dos pratos servidos pelos 14 estabelecimentos locais, de diferentes tipos de culinária nacional e internacional. As pinturas são de autoria do publicitário santista Erico Bomfim, que já havia ilustrado bocas de lobo da Cidade na campanha de conscientização chamada ‘Essa boca não é lixo’.
Conforme o artista, haverá leituras diferentes por quem passa pela calçada e pelo meio da rua. De carro, a visão será ondas com variações de cor. Já passando pela calçada, os elementos remeterão a ingredientes, como pão e alface, e pratos, como sushi e macarrão, sendo que alguns lugares serão propícios para selfies.
Sinalização
A sinalização de trânsito da via incluiu a instalação de uma ‘esquina elevada’ para trazer maior segurança aos pedestres, na altura da Rua José Caballero. Para isso, foi providenciado o nivelamento na altura da esquina com a Rua Tolentino Filgueiras.
O toque especial está nas artes feitas na sinalização e no piso, incluindo faixa de pedestre temática, com garfo e faca, assim como palavras típicas da cidade foram colocadas no solo, como Tolentino, 013 e Santos.
Com pizzaria, hamburgueria, choperia, empório e estabelecimentos de comidas variadas como mexicana, chinesa e japonesa, o trecho da Rua Tolentino Filgueiras passou a ser chamado de Rua Gastronômica.
A obra, que recebeu sugestões de comerciantes locais, foi viabilizada por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), firmado com a Ageo Terminais para a instalação de um terminal portuário na Ilha Barnabé, na Área Continental. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões.
Fotos: Divulgação/PMS