A Secretaria de Cultura de Santos (Secult) e a escola de filosofia Nova Acrópole, organização internacional com unidade em Santos, iniciam este mês o projeto de limpeza voluntária dos 122 monumentos a céu aberto da cidade. A ação, que envolve o corpo técnico da Secult e alunos da escola, tem como objetivo valorizar e preservar a memória histórica, representada pelos personagens exaltados nas estátuas e placas.
A primeira limpeza está programada para o dia 18, a partir das 9 horas, na escultura de Saturnino de Brito, na orla do Gonzaga, em frente ao número 143 da Avenida Presidente Wilson. A obra, confeccionada em bronze, foi inaugurada em 1969 e tem 3,50 metros de altura. Saturnino de Brito, idealizador dos canais de Santos, é o Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil. Todos os materiais de limpeza serão doados pelos voluntários.
A parceria entre o poder público e organização teve inÃcio por meio da coordenadora de Museus e Galerias da Secult, Inês Rangel, que visitou a instituição para instruir os voluntários a respeito das técnicas de limpeza das obras.
A Prefeitura gasta cerca de R$ 80 mil por ano para realizar a limpeza de monumentos.
Nova Acrópole – Desde 1957 a Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia Cultura e Voluntariado promove mundialmente o resgate do valor prático da filosofia: ser uma forma ética de vida, que permite aos seres humanos desenvolverem conscientemente suas melhores caracterÃsticas e assim melhorar o mundo à sua volta.