PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Projeto de Santos dá aos consumidores a chance de doar seu troco para entidades assistenciais

As entidades assistenciais de Santos vão ganhar um novo apoio para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos. Trata-se da campanha Rede do Bem, lançada nesta terça-feira (14) pela Prefeitura por meio de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Procon Santos. A intenção é que o consumidor tenha a opção de doar o troco que tem a receber no comércio.

“A ideia surgiu com a conscientização dos clientes em exigir a diferença e se aperfeiçoou com a destinação social desse valor, que, individualmente, é ínfimo, mas, no total, pode ser representativo”, conta Rafael Quaresma, coordenador do Procon Santos.

Segundo ele, o arredondamento da conta vem ocorrendo pela falta de moedas em circulação. “O Banco Central descontinuou a produção”, explica, salientando que a iniciativa vale para pagamentos em dinheiro ou cartão, já que o comerciante contabiliza a quantia de cada mês e a repassa de uma única vez à entidade que escolher – atualmente, são 34 cadastradas no programa por meio do FSS.

Os comércios que aderirem à ideia receberão um selo da campanha e um cofrinho personalizado que, embora seja simbólico, servirá também para depósitos – mil unidades já foram confeccionadas.

SOCIAL

“Esse troco, na hora, é desprezível, mas, somado, pode ter grande valor para as entidades. Com cada um dando um pouco, não fica pesado para ninguém”, diz Camilo Andújar, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santos. A mesma opinião é compartilhada pela presidente do FSS, Maria Ignez Barbosa. “O objetivo é fortalecer o trabalho assistencial na Cidade”.

 

Foto: Susan Hortas