A Prefeitura de Santos decidiu instalar cancelas para coibir o acesso de carros à faixa de areia da orla. A medida será administrada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o pregão eletrônico para as empresas especializadas na estrutura e instalação já foi aberto.
Serão 14 acessos distribuídos ao longo da orla e que terão as cancelas com a tecnologia RDIF (Radio Frequency Identification), que permite que elas sejam ativadas automaticamente quando veículos que possuam adesivo ou cartão cadastrado e Sem Parar por elas passem.
Hoje, só é permitido o acesso de veículos na faixa de areia que sejam regulamentados pelo órgão municipal de trânsito do Município, como os de emergência (polícia, bombeiros e ambulância), limpeza urbana e os de carga e descarga das barracas em horários previamente estabelecidos. Quem desobedece a regra paga multa de R$ 130,16, infração média e que resulta em quatro pontos na CNH.
Para a instalação da novidade, foi disponibilizada verba de cerca de R$ 1 milhão proveniente da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). O encerramento do pregão vai até o dia 23 deste mês, e o início da instalação começa em seis meses após a assinatura do contrato. O edital pode ser conferido pela internet, pelo site www.santos.sp.gov.br, por meio do link “Licitações Eletrônicas”, na seção “Serviços”.