Um esquema especial, envolvendo profissionais de diversas áreas, foi preparado pela Prefeitura de Santos para garantir a segurança e a tranquilidade de santistas e turistas que prestigiarão a festa da virada. Desde a manhã deste sábado (31), fiscais estão atuando faixa de areia da praia para coibir a venda irregular de alimentos. Se verificada irregularidade, os produtos serão apreendidos. Atualmente são 1.018 ambulantes licenciados na Cidade, dos quais 300 atuam na orla.
Na área da Saúde, a partir das 22 horas serão instaladas bases do Samu na Fonte do Sapo, na Concha Acústica e no Parque Municipal Roberto Mario Santini, cada qual com uma ambulância. Conforme o caso, os pacientes serão transportados para a UPA Central, o PS Central ou para a rede hospitalar.
Já no trânsito, a partir das 21 horas será interditada a pista sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Pinheiro Machado (Canal 1) e a Rua Carlos de Campos. Às 23 horas, começa na pista oposta (Ponta da Praia/José Menino). Atuarão pela orla e adjacências 60 operadores de trânsito e 20 viaturas. Eles farão monitoramento, orientação sobre desvios e fiscalização. Serão utilizados 250 cavaletes, além da afixação de 25 faixas informativas sobre desvios e rotas alternativas.
Cerca de 300 funcionários, com apoio de 32 veÃculos (tratores, caminhões de lixo e caminhão basculante), farão a limpeza da areia e do calçadão a partir das 3 horas de domingo.
A segurança será reforçada com o uso de três drones que sobrevoarão toda extensão da orla, das 21 horas de sábado até o término da queima de fogos. Os veÃculos não tripulados podem voar até 120 metros de altitude e auxiliarão no monitoramento, gerenciados por guardas municipais e policiais militares. A qualquer ação suspeita, equipes de patrulhamento serão acionadas.
Além disso, 150 guardas municipais atuarão das 20 horas de sábado às 8 horas de domingo, da Ponta da Praia ao José Menino. Um ônibus dotado de câmeras de monitoramento, estacionado próximo ao canal 3, funcionará como apoio. A equipe trabalhará com o suporte de dez viaturas, seis motos e quatro quadriciclos. A segurança conta ainda com a Operação Verão, que deslocou 323 policiais militares do interior do Estado para Santos.