PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Obra vai melhorar fluxo de águas pluviais em bairro da Zona Noroeste de Santos

Da Redação

Uma parte do sistema de drenagem do bairro Caneleira (Zona Noroeste) será ampliada para melhorar o fluxo de águas de chuva e maré alta.

O trecho a ser beneficiado com os trabalhos fica no encontro da Rua Sebastião de Castro Rios com a Avenida Nossa Senhora de Fátima. O ponto enfrenta dificuldade de escoamento devido a um estrangulamento nos dutos que recebem o fluxo da Rua Sebastião Brasil e da travessa de mesmo nome.

A área ganhará tubulações com maior diâmetro e aduelas para formar uma galeria que será capaz de absorver toda a vazão exigida.

Para contratar a empresa que fará os serviços, a Prefeitura abriu uma tomada de preços. A empresa que vencer o processo licitatório deverá entregar a obra em cinco meses a partir da emissão da Ordem de Serviço. O custo estimado da obra é de R$ 612.791,72, incluindo material, equipamentos e mão de obra. Os recursos são do governo Federal, com contrapartida do Município.

Nova drenagem e melhorias

Os serviços serão realizados em trecho de 50 metros de extensão, sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Começarão com demolição e escavação para a retirada da drenagem antiga e preparação da área onde serão instalados os novos equipamentos: 11 metros de tubo com um metro de diâmetro e 36 aduelas de concreto com 1,5 metro de largura, um metro de profundidade e um metro de altura.

Segundo o Departamento de Planejamento de Obras da Siedi, os trabalhos envolvem ainda a recomposição de 70 metros de pavimentação, 271 metros de sarjetas e 11 metros de passeios na área que será escavada para instalação dos dispositivos de drenagem; novas bocas de lobo, grelhas e poços de visita que dão acesso à manutenção das redes subterrâneas pluviais da Prefeitura.

Intervenção estará integrada ao Santos Novos Tempos

Esse sistema de escoamento das águas de chuva será ligado com a futura galeria do Programa Santos Novos Tempos no bairro Caneleira, onde serão implantados uma estação elevatória (EE4), a caixa de captação 1, e as linhas de recalque (galerias de deságue).

No total, o Santos Novos Tempos prevê a instalação de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias até 2028. Trata-se de um plano que inclui iniciativas nas áreas habitacional, viária e social, para beneficiar, diretamente, cerca de 120 mil moradores de 12 bairros da Zona Noroeste e entorno.

Foto: Marcelo Martins/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos