Da Redação
Uma grade foi especialmente projetada para reter materiais e lixo no canal da Rua Santa Catarina, no bairro José Menino, lançados irregularmente em vias públicas ou carreados pela força da chuva. A estrutura, instalada nesta sexta-feira (24), tem 3,80m de largura e 1,30m de altura e é dotada de uma parte móvel, inclinada, fechando o vão superior.
Projetada pelo arquiteto e urbanista Wagner Ramos, secretário municipal de Serviços Públicos, a grade permitirá que, em caso de ressaca ou chuva que eleve o nÃvel da água do canal, os detritos da superfÃcie se acumulem na parte superior.
“Com isso, o escoamento da água fica liberado, já que os materiais inservÃveis não mais formarão uma barreira de represamento”, explicou Nicola Galasso, chefe da Seção de Oficinas do Deserp (Departamento de Serviços Públicos), setor responsável pela fabricação e instalação da peça.
Limpeza
O canal da Rua Santa Catarina é limpo diariamente pela Prodesan, sob acompanhamento da Seserp. A equipe recolhe entre 40 e 50 sacos de inservÃveis, sobretudo garrafas PET, copos e sacos plásticos, além de sacolas de lixo – até uma geladeira já foi retirada do local.
Esse escoadouro pluvial se interliga à rede interna do Orquidário, que está conectada com o sistema da Alameda Barão de Penedo e lança o volume de água captado no Canal 1.
Galasso explica que algumas alternativas para minimizar o problema já haviam sido testadas no canal da Santa Catarina, que recebe água do Morro José Menino. “Foram instaladas grades na boca do canal e mais à frente, mas a sujeira ficava acumulada e causava a elevação do nÃvel da água, facilitando a ocorrência de transbordamento”.
A existência de mobilidade na parte superior do gradil permite sua abertura, facilitando a limpeza interna. A fabricação das peças na oficina levou quatro dias. A instalação teve inÃcio na quarta-feira (22), com rebaixamento do trilho responsável pela sustentação.
Foto: Divulgação PMS