PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Mulheres em Santos aprendem técnicas de defesa contra abusos e agressões

Da Redação

Métodos evasivos, movimentos circulares e técnicas para se desvencilhar de agarramentos e de esganaduras integraram as atividades práticas do curso ‘Eu me defendo’, destinado ao público feminino, realizado neste sábado (9), das 9h às 13h, na Arena Santos.

Promovida pela Prefeitura, a primeira atividade do curso, este ano, contou com 50 inscrições, dentre elas quatro de deficientes auditivas que participaram com o apoio de uma intérprete de Libras (Lingua Brasileira de Sinais). A aula inaugural contou com a presença da vice-prefeita Renata Bravo.

As técnicas de defesa pessoal, destinadas a prevenir e evitar abusos e possíveis agressões foram apresentadas por Fábio Abreu, professor de caratê da Semes (Secretaria de Esportes), e Allane Pinheiro, ex-atleta de muay thai e brazilian jiu jitsu. As alunas formaram depois duplas para aplicar as técnicas, revezando-se nos papéis masculino e feminino.

O curso, iniciado em 2019, está em sua 10ª turma de capacitação e atraiu, este ano, mais de 800 interessadas, conforme explicou Diná Ferreira Oliveira, titular da Coordenadoria de Políticas para a Mulher. “Para atender todo esse público, formamos 10 turmas e realizaremos aula todos os sábados deste mês na Arena Santos, duas turmas no Centro Esportivo da Zona Noroeste em novembro e, nos dois primeiros sábados de dezembro, atividades novamente na Arena.â€

O curso conta com parceria da Semes e as alunos, após a aula, ganharam máscara de proteção contra a covid-19 e um squeeze.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos