Motoristas da transportadora FCA estão há dois dias em greve devido ao pagamento da produtividade em viagens. Em assembleia realizada na porta da empresa na manhã desta terça-feira (8), eles voltaram a recusar a proposta patronal.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região, os 60 trabalhadores recebiam a produtividade na folha salarial. Depois, a empresa passou a pagar 75% do seu valor e não mais no salário. Agora, ela quer diminuir o valor pago a tÃtulo de produtividade, pagando de 60% que os trabalhadores vinham recebendo.
Os trabalhadores reivindicam a volta do prêmio como era originalmente: 100% na folha. O secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira ‘Ferrugem’, diz que “a proposta é inaceitável porque primeiro, ela diminuiu o valor. Agora, quer reduzir mais ainda”.
Se a transportadora insistir no procedimento, a greve permanecerá por tempo indeterminado. A campanha começou no penúltimo sábado de novembro (22). A próxima assembleia acontece amanhã (9), às 8 horas, na porta da empresa, que fica na Rua 28 de setembro, 141, no Macuco, em Santos.