PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Motoristas de ônibus de Guarujá, Bertioga e Santos podem entrar em greve a partir de sexta-feira (14)

Guarujá e Bertioga poderão ficar sem transporte coletivo a partir de sexta-feira (14). A greve, por tempo indeterminado, está programada também para os ônibus seletivos de Santos. A paralisação, por falta de pagamento de salários e benefícios, foi aprovada em duas assembleias, nesta segunda-feira (10), no sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região.

Os empregados das empresas Translitoral, Bertioga e Guaiúba estão sem receber os salários e a cesta básica desde o quinto dia útil, além do vale-refeição de 25 de setembro e salários de férias. Se as empresas não depositarem as pendências até o final da tarde de quinta-feira (13), a diretoria do sindicato estará nas garagens do grupo Sobral, na madrugada de sexta (14), para validar a greve.

Segundo o presidente do sindicato, Valdir de Souza Pestana, o grupo, que também opera serviços de fretamento para aeroportos e empresas da região, vem fracionando os pagamentos.

As assembleias aprovaram ainda que, a partir do dia 20, quando deverá ser paga a antecipação salarial de outubro, os serviços serão paralisados a partir de 24 horas de atraso. Outro grave problema, segundo o secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira ‘Ferrugem’, diz respeito ao plano de saúde, que poderá ser suspenso a partir de 1º de novembro. Isso porque as três empresas estão com os pagamentos atrasados, totalizando aproximadamente R$ 2 milhões. O sindicalista lembra que o custo do benefício está embutido nas tarifas.