PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Mostra sobre diversidade sexual chega a Santos no dia 17

A 6ª edição da Sansex, Mostra da Cultura da Diversidade Sexual, ocorre entre os próximos 17 e 20 em Santos. O objetivo é valorizar produções artísticas com temática LGBTQ e desconstruir paradigmas. As ações, que reúnem cinema, artes visuais, oficina de fotografia, música e rodas de debate, ocorrem o Museu da Imagem e do Som de Santos e no Sesc-Santos. A entrada é gratuita.

A direção geral é assinada pelos produtores culturais Luiz Fernando Almeida (Bazar Cafofo) e Ricardo Vasconcellos (Curta Santos). A realização é da Cafofo Produções e Eventos e Olhar Caiçara, com o apoio do Museu do Sesc-Santos e da Prefeitura.

Outras informações pela página no Facebook do evento – www.facebook.com/mostrasansex. O MISS fica na Avenida Pinheiro Machado, 48, no bairro Vila Mathias; e o Sesc fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, no bairro Aparecida.

Programação

Quarta-feira (17), 20h

Miss – Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Abertura oficial
Artes Visuais – Exposição Le Corps Dans 
A exposição reúne um apanhado de obras do ilustrador, cartunista e pornógrafo Nerone Prandi. A mostra foca o universo masculino LGBTQ. A exposição poderá ser visitada de 17 de maio a 10 de junho.

Pocket Show Meu Lado Homem, Cabaret D’escarnio, com Luís Mármora. Contemplado na 2ª edição do prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura de São Paulo, o espetáculo é um musical baseado na obra obscena Cartas de um Sedutor, da escritora Hilda Hilst.

Discotecagem: Luiz Fernando Almeida e Raquel Pellegrini

Quinta-feira (18), 20h

Miss – Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Apresentação da mostra de curtas-metragens “Diva”
Direção de Clara Bastos
Sinopse: Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

“Ocorridos do dia 13”
Escrito e dirigido por Débora Zanatta e Estevan de La Fuente 

Sinopse: Cinco amigos passam o domingo juntos e almoçam no apartamento do casal Carol e Ana. Lá fora, uma manifestação política. Além das questões pessoais que cercam as relações, os jovens se posicionam da forma que lhes parece possível diante desse cenário conturbado, e sofrem as consequências de um país dividido.

“Transverso”
Direção de Fernanda Paz
Sinopse: Curta-metragem documental sobre o cotidiano de mulheres transexuais de Maringá.

“Feliz Ano Novo”
Direção Monica Donatelli
Sinopse: O filme celebra a amizade e a vivência, os amores e as dores, as lembranças e o tempo. Dandara vai embora da cidade depois de terminar seu namoro com Anne, enquanto Miguel, seu melhor amigo, é deixado por Tales. Durante as festas de final de ano, ambos tentam buscar algum aprendizado diante daquele ano.  

“Xavier”
Direção de Ricky Mastro
Sinopse: Nicolas começa a perceber que a atenção de seu filho Xavier, de 11 anos, não está mais só nas baquetas de sua bateria, mas se volta também para outros meninos.

“Sapas”
Direção de Iasmim Feijó
Sapas é um documentário sobre a visibilidade lésbica.

“O Chá do General”
Direção de Bob Yang
Um general aposentado chinês recebe a inesperada visita de seu neto.

Sexta –feira (19), das 19h às 22h

Sesc-Santos
Oficina #SANSEXMOBILE, com o fotógrafo Luiz Fernando Menezes.

Bate-papo sobre fotografia mobile e saída fotográfica no entorno da unidade para produção de conteúdo com a temática da Diversidade Sexual. Luiz Fernando utiliza dispositivos mobile desde 2012. Uma de suas imagens publicada na primeira página do jornal Folha de São Paulo, sobre a ressaca de Santos, e foi também selecionada, em 2015, pelo Festival Latino Americano de Fotografia Mobile.

Para participar da oficina, envie uma foto autoral (não vale selfie) feita com o celular, com o tema Diversidade Sexual, até o próximo dia 17. Serão selecionadas dez pessoas. Inscrições pelo sansexsantos2017@gmail.com.

Sexta-feira (19), 20h

Miss – Piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Exibição do longa-metragem “Lampião da Esquina”
Direção: Lívia Perez
Elenco: Ney Matogrosso, Leci Brandão, Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan.
Gênero: Documentário

Sinopse: Após os acontecimentos da década de 60 por todo o mundo e com o aumento da conquista de direitos civis, políticos e também de uma maior participação na sociedade como um todo, surgiu nos Estados Unidos o jornal Gay Sunshine, uma publicação voltada para o público homossexual da época. Em 1978, no Brasil, uma iniciativa similar foi criada: o jornal ‘O Lampião’.

Sábado (20), 17h

Sesc-Santos
Bate-papo ‘Chega de Preconceito’, com personalidades da cena LGBTQ paulistana, que tem como foco discutir questões como homo e transfobia e HIV. Participam da mesa: Mago Tonhon do Sexxbox (SP), o cantor Silvino, os transhomens Thomas Oliveira e Diogo Almeida, do Canal Cavalo Marinho (Youtube), e mediação de Taiane Miyake.