PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Morre aos 91 anos o fundador do Clube Santista de Halterofilismo e criador do Mister Santos

Morreu em Santos, aos 91 anos, Elias Oliveira Neves, fundador do Clube Santista de Halterofilismo e criador do Mister Santos.

Seu velório acontece na Memorial Necrópole Ecumênica. A cremação será realizada às 17h, no mesmo lugar.

HISTÓRIA

Elias Oliveira Neves nasceu em 11 de agosto de 1933, em Santos, e passou parte de sua infância e juventude nos bairros do Macuco e Embaré. Aos 16 anos, em 1949, iniciou atividades esportivas no Clube de Regatas Saldanha da Gama aos finais de semana, praticando o halterofilismo.

A modalidade era pouco conhecida na época e contava com poucos adeptos experientes, o que tornou o início algo bastante difícil. Com o constante crescimento de adeptos da modalidade, em 25 de outubro de 1950 foi fundado o Clube Santista de Halterofilismo (CSH).

Ele acumula diversos títulos em sua carreira de atleta, tendo se sagrado pentacampeão do Mister Santos, tricampeão do Mister São Paulo na categoria absoluto e octacampeão na categoria até 1,68 m, tricampeão brasileiro de fisiculturismo, vice-campeão sul americano, campeão de levantamento olímpico e levantamento básico, além de diversos outros títulos de competições no interior e litoral paulista.

Aposentado das competições, Elias passou a atuar como técnico e dirigente do esporte, tendo sido, em 1960, um dos fundadores da Liga Santista de Halterofilismo e mentor de dezenas de atletas que procuravam em sua experiência a orientação necessária para, assim como ele, tornarem-se campeões.

Foto: Divulgação