Da Redação
Uma semana após um grupo de golfinhos ser visto no canal do Porto de Santos, outro animal veio “visitar” as águas santistas nesta terça-feira (4). Um lobo-marinho, aparentemente um filhote, foi flagrado nas proximidades do Canal 5.
Rosane Farah, bióloga do Instituto Gremar, conta que trata-se de período de migração da espécie, mais ou menos como acontece com os pinguins. “O que a gente pode receber, nessa época do ano, são duas espécies de lobo-marinho: o sub-antártico e o sul-americano”, conta.
“Ficamos sempre em alerta, observando se o animal vai encalhar. Mas, se estiver em condições corpóreas boas, a gente observa que, provavelmente, estará apenas descansando. Caso o animal esteja debilitado, doente ou com alguma lesão, aí a gente faz o resgate”, acrescenta a bióloga.
Apelo
Rosane Farah lembra que se trata de animais selvagens, ou seja, é necessário evitar aproximar-se deles. Não encostar, caso o animal encalhe, evitar o acompanhamento com barco ou mesmo deixar que um animal de estimação se aproxime, são algumas das orientações. Além, é claro, de acionar um órgão responsável para fazer o resgate, quando necessário. O telefone do Gremar, para o acionamento do monitoramento de praia, é o 0800- 642-3341.
Confira o vídeo
Crédito/Jussara Cintra: