Por Marina Marques
A noite de terça-feira (22) foi marcada pelo lançamento da Liga de Medicina Legal da Unimes na APM Santos. O evento, que teve mais de 300 inscritos, contou com a participação de diversas autoridades da região.
A abertura ficou por conta da médica e advogada Neusa Bittar, que falou sobre a relação entre o uso de drogas e a criminalidade. De acordo com ela, que é preceptora da Liga, o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo.
Na sequência, o psiquiatra forense Guido Palomba recebeu uma homenagem e foi nomeado como embaixador da Liga. Responsável pela análise de crimes de grande repercussão, como o caso do assassinato do executivo da Yoki, Marcos Matsunaga, o psiquiatra falou sobre a origem da loucura, trazendo um resgate histórico sobre a concepção e o tratamento oferecido aos “loucosâ€.
Liga de Medicina Legal – A Liga foi fundada pelos estudantes de medicina Alexandre Catena Volpe, Priscilla Freitas e Beatriz Braido. De acordo com eles, o objetivo é resgatar a importância do debate sobre Medicina Legal na cidade. “Queremos reviver e informar o fato de que a Medicina Legal está sumindo das universidadesâ€, destaca Alexandre.