As praias são contornadas pela enorme faixa verde que se junta as cores vivas das flores e formam o jardim considerado o cartão postal da cidade.
Em 2000, o jardim de Santos entrou para o Guinness Book of Records, o livro dos recordes, com 5.335m de comprimento e largura entre 45 e 50m, um total de 218.800 mil metros quadrados. Os últimos dados da Secretaria de Meio Ambiente apontam que o jardim tem cerca de 920 canteiros de plantas e mais de 1700 árvores e palmeiras.
Para se tornar um dos orgulhos dos santistas, o jardim passou por muitas mudanças. O engenheiro Saturnino de Brito teve a ideia da construção dos jardins, em 1914, mas apenas em 1930 foi construído o primeiro trecho. O chefe do Departamento de Áreas Verdes, João Cirillo, trabalha há 18 anos com o jardim e conhecem bem a história.
Em 2003, com a construção da ciclovia, os engenheiros quiseram remodelar as áreas verdes e resgataram o formato curvilíneo, que deu outra cara para o jardim da orla de Santos.
O jardim também recebeu outro tratamento e mudança das plantas. Plantas mais resistentes próximas a areia, e outras plantas que não precisam ter tanta resistência ao vento sul e a salinidade da areia ficam próximas a ciclovia.
Para o jardim estar florido na primavera, não basta apenas contar com o tempo e o clima. A Prefeitura de Santos conta com 25 funcionários que fazem a manutenção do jardim. Além de outras equipes que fazem a limpeza de toda a área verde e a areia. São jardineiros, cortadores de grama e ajudantes gerais e técnicos que fazem o levantamento das plantas.
E o jardim não é apenas um lugar de passagem, mas também de lazer e de vida social. Muitos estrangeiros adoram tirar fotos no jardim da orla de Santos. Os pais levam os filhos para passear e estar em contato com a natureza. Os namorados, dos bem jovens aos idosos, sentam nos bancos espalhados pelo jardim e podem apreciar a vista da praia e o balançar das árvores. Por isso, o jardim da orla de Santos virou patrimônio histórico da cidade de Santos em 2010 e, além de ganhar o registro no livro dos recordes, os moradores o elegeram como o cartão postal da cidade.