Se conhecer lugares novos já é bacana, imagina quando percebemos que eles sempre estiveram perto de nós? A Ilha do Guaraú, em Peruíbe, é o melhor exemplo disso, unindo o desconhecido a uma paisagem de encher os olhos.
Localizada dentro da Estação Ecológica Juréia – Itatins, área de preservação, a pequena ilha tem acesso guiado por um monitor ambiental e a chegada se dá somente via barco (R$ 30), em trajeto aproximado de 30 minutos. O esforço vale a pena: águas cristalinas e esverdeadas dão o tom para a paisagem exuberante, considerada por muitos o caribe da Baixada Santista.
Tido como berçário de vida marinha, seus arredores são repletos de corais, peixes e outros seres marinhos que podem ser vistos de perto, principalmente, quando a maré está mais baixa. A prática de esportes como o caiaque, stand up e principalmente o mergulho, por conta das águas claras, são um convite tentador.
Totalmente isolada, a ilha não oferece pontos de comercialização de alimentos e bebidas. Para um passeio mais extenso, é recomendado levar água e alimentos, sempre tomando o devido cuidado de se levar o lixo produzido, contribuindo para a preservação do local. Um destino bem perto de casa, unindo beleza e lazer da melhor maneira possível.