PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Grafite gigante chama a atenção em bairro tradicional de Santos

Da Redação

Uma menina santista com um olhar profundo dentro do mar do canal 6. Não se trata de uma imagem real da orla de Santos, mas a arte urbana do grafite estampada na esquina da Avenida Floriano Peixoto com a Rua Pereira Barreto, no Gonzaga, uma obra a céu aberto que faz o movimento do comércio local parar para contemplar. Sobre ela e em transparência, o nome da Cidade grafitado na cor azul, em letras no estilo ‘tag de graffiti’ (assinatura do artista).

É o trabalho do grafiteiro santista Edgar Vieira, o Pesado, que tem obras espalhadas por vários bairros de Santos e pelo mundo. São 13,5m de altura por 22m de comprimento de arte no muro do estacionamento. O projeto começou em agosto do ano passado e a pintura, iniciada no último dia 21, foi concluída nesta sexta-feira (28), quando ele deu os últimos retoques com a principal ferramenta de expressão de sua arte nas mãos, o spray de tinta.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Foto: Doug Fernandes/PMS

 - REVISTA MAIS SANTOS

Foto: Susan Hortas/PMS

Foram gastos 40 litros de látex e 18 litros de verniz Sherwin Williams, e 140 tubos de spray da Colorgin Arte Urbana, cedidos pela loja Baratão das Tintas.

“Minha inspiração vem da própria Cidade. Meu trabalho sempre teve muita influência de Santos e de toda cultura caiçara. A principal motivação é difundir a cultura do graffiti e valorizar os artistas da região, tentando abrir novos espaços para esse tipo de trabalho em laterais de prédios, também conhecidos como empenas”, explica o artista, que neste trabalho do Gonzaga contou com um assistente, o também grafiteiro Hugo Leal. A realização do mural contou com apoio da Sweet Sugar, Br Arte Galeria e Supermercados Aldeias.

Outras obras

Formado em fotografia pela Escola Panamericana de Arte e fundador do Coletivo aFase!, Pesado se dedica há 16 anos a atividades relacionadas ao mundo da arte urbana e murais e do skate. Tem outras obras espalhadas nos bairros Gonzaga, Marapé, Nova Cintra, Embaré, Ponta da Praia, Boqueirão e Vila Belmiro, que integram seu projeto chamado série Bairros de Santos. Seus trabalhos também estão em cidades como Barcelona (Espanha), Manresa (Espanha), Lisboa (Portugal), Ericeira (Portugal), Berlim (Alemanha), Damstraat (Amsterdam – Holanda), São Paulo, Praia Grande, entre outras.

Foto da capa: Doug Fernandes/PMS