Em pouco tempo, Santos passará a contar com oito parklets. Além dos três equipamentos que já estão funcionando, mais três projetos foram aprovados e receberam autorização da Prefeitura para serem instalados. Outros dois estão em análise pela Comissão Municipal de Parklets.
Assim como os que já existem, os três autorizados serão no Gonzaga, na Rua Tolentino Filgueiras, e no Boqueirão, nas Ruas Pindorama e Minas Gerais. Os projetos foram apresentados pelo Cinza, pelo Blend Burger Bar e pelo Madê Cozinha Autoral.
Apesar da concentração inicial nos bairros do Gonzaga e do Boqueirão, de acordo com a coordenadora da Comissão Municipal de Parklets, Veridiana Nobre Lopes Teixeira, a tendência é que esse tipo de mobiliário urbano se espalhe para outros pontos da Cidade. “A comissão já está analisando mais dois projetos: um na Ponta da Praia e outro na Pompeiaâ€.
REGRAS
Mobiliário urbano de caráter temporário e que serve para expandir o passeio público com espaço para a convivência, o parklet pode ser instalado desde que autorizado pela Prefeitura. As regras estão estabelecidas no Decreto 7.941/2017.
Antes de apresentar o projeto, o interessado deve fazer consulta pelo e-mail parklet@santos.sp.gov.br. A ação serve para confirmar se no local pode ser instalado o equipamento, se a via é compatÃvel, e se não há restrições em relação à s vagas.
Instalados, os parklets devem ficar disponÃveis para utilização 24h por dia, todos os dias da semana. É proibido o uso exclusivo do espaço pelo permissionário ou outros interessados. A permissão vale por um ano, podendo ser prorrogada por igual perÃodo até cinco anos.
Os parklets não podem ser instalados nas avenidas da orla ou sobre as calhas dos canais de drenagem. O mobiliário deve atender às normas de acessibilidade e resguardar as condições de drenagem da via, não interrompendo o escoamento de água e manutenção em sarjetas.
O interessado que obtiver a permissão é responsável pela confecção, instalação, manutenção e limpeza do parklet. Também pela remoção do equipamento e recomposição do logradouro.
Foto:Â Francisco Arrais