O compositor, regente orquestral, professor e jornalista Gilberto Mendes (1922 – 2016), um dos mais ilustres santistas nas áreas da cultura e música de vanguarda, passa a dar nome ao bloco C do Centro de Atividades Integradas (Cais) Professor Milton Teixeira. No local são dados os cursos artÃsticos gratuitos oferecidos pelo programa Fábrica Cultural, da Secretaria de Cultura de Santos, que atende 3,7 mil alunos, das mais variadas faixas etárias, em 33 modalidades nas áreas de música, dança, artes cênicas, artes visuais e artes integradas.
A denominação ‘Espaço Cultural Maestro Gilberto Mendes’, consta do decreto 7.658, publicado na edição de sexta-feira (20) do Diário Oficial de Santos. O ‘castelinho’, como é conhecido o espaço, também recebe atividades de extensão. O projeto ‘Sexta com Arte’, por exemplo, promove mensalmente encontros abertos, com concertos didáticos para alunos e interessados em conhecer profissionais que atuam em variados segmentos artÃsticos.
Resumo profissional – Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu em Santos, em 13 de outubro de 1922. Iniciou estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos. Professor universitário, conferencista, em 1962 foi fundador, diretor artÃstico e programador do Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América. Seu livro‘Uma Odisseia Musical’ foi publicado pela Edusp. Era doutor pela Universidade de São Paulo. Extremamente premiado ao longo da carreira, Gilberto Mendes morreu em 1º de janeiro de 2016, aos 93 anos.